Saiba como consultar o resultado de perícia médica do INSS
É através da realização de perícia médica do INSS, que o trabalhador consegue obter o auxílio-doença.
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passam por perícia médica podem obter o auxílio-doença. Isso acontece com os trabalhadores que ficam doentes e devem se afastar de suas atividades por conta da incapacidade temporária. É possível conferir o resultado da perícia médica do INSS por meio de aplicativo.
Neste ano, os segurados também podem obter o benefício sem realizar o procedimento. Para isso, devem apresentar atestado médico, que será analisado pelos peritos. Você pode ler também sobre o pagamento do 13º salário do INSS adiantado em 2021.
O que é a perícia médica do INSS?
A perícia médica do INSS deve ser solicitada por segurados que precisam se afastar do trabalho por motivos de doença ou acidente. No procedimento, o perito do INSS vai verificar se o trabalhador tem de fato a doença e se ela o impossibilita de exercer suas atividades profissionais. Caso isso se comprove, o cidadão pode receber o benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, durante o seu tempo de recuperação.
De modo geral, para ter direito ao benefício e realizar a perícia é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais, mas há doenças que garantem a isenção desse prazo. Quem trabalha em empresa, deve ainda estar afastado por mais de 15 dias do trabalho antes de solicitar a perícia.
Para marcar a data, horário e local da perícia médica, o segurado pode usar a plataforma Meu INSS, que reúne os serviços digitais da autarquia. Se não conseguir comparecer no dia, pode solicitar a remarcação em até três dias antes.
Além disso, até o fim deste ano está autorizada a concessão de auxílio doença do INSS sem a realização de perícia médica presencial. Os trabalhadores devem enviar atestado médico e documentos complementares para os peritos analisarem. Essa medida também foi tomada no ano passado, ao passo que é motivada para evitar deslocamentos durante a pandemia da Covid-19.
Para que serve?
É através da realização de perícia médica do INSS, que o trabalhador consegue obter o auxílio-doença, que em alguns casos pode ser convertido para aposentadoria por invalidez. Esse procedimento também deve ser feito nos casos de pedido de prorrogação do auxílio-doença, o que pode ser feito nos últimos 15 dias do período previsto inicialmente.
Desse modo, o procedimento serve para comprovar ou não o direito do trabalhador ao benefício por incapacidade. Depois de passar pela consulta, o segurado consegue acessar o resultado da perícia do INSS pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS.
Como ver o resultado da perícia médica do INSS?
Depois de passar pela perícia médica ou enviar atestado médico para análise, o segurado consegue consultar a decisão do INSS por meio da plataforma digital do órgão, o Meu INSS.
O primeiro passo para ver o resultado da perícia médica no Meu INSS, é acessar o site ou aplicativo e fazer login com CPF e senha. Nos casos de primeiro acesso é preciso completar um cadastro.
Já na tela inicial, o segurado deve procurar pelo serviço de “Resultado de Benefício por Incapacidade” na parte de “Serviços em destaque”. Ao clicar, o trabalhador será levado para um outra tela, em que conseguirá ver o número do requerimento, o benefício solicitado e a sua situação.
Então, basta clicar sobre a solicitação para conseguir baixar o documento com o resultado da perícia médica do INSS. Por meio desse comunicado de decisão, o segurado fica sabendo se o benefício foi negado, aprovado ou ainda está em análise. Bem como, verifica o motivo da situação.
Além disso, também é possível consultar o resultado por meio do “Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade”. Através dele, o segurado consegue acessar o comunicado de decisão do benefício por incapacidade. Para fazer a consulta, é necessário informar o número de benefício ou o número do requerimento, além da data de nascimento, nome do requerente e número de CPF.
O que fazer quando não sai o resultado da perícia?
O resultado da perícia médica do INSS deve estar disponível após as 21h do mesmo dia em que ela foi realizada. Ao passo que o prazo para análise de concessão do auxílio-doença pode chegar a 45 dias.
Caso o resultado do benefício não saia dentro desse prazo, o segurado pode procurar entender o motivo ao ligar para a Central 135 do INSS. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h. Há também a possibilidade de registrar uma reclamação na Ouvidoria do órgão.
“Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?”
Para os empregados de empresa, os afastamentos do trabalho de até 15 dias devem ser pagos pela empresa. A partir disso, o segurado pode fazer a solicitação do auxílio doença com o agendamento da perícia médica. Segundo o INSS, caso o pedido do benefício seja feito após 30 dias de afastamento, o órgão não paga os valores retroativos.
Leia também:
+Veja o passo a passo para pedir auxílio-doença sem perícia médica
+Aposentadoria por invalidez: confira as regras para solicitar o benefício