CNIS: entenda o que é o cadastro e quais as informações contidas
Trata-se de um documento utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para comprovar o direito a benefícios como a aposentadoria. Veja quais as informações o cadastro deve conter:
Para alcançar a aposentadoria, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve apresentar as informações que comprovem o direito ao benefício. Assim, o órgão pode fazer a apuração do tempo de contribuição, e também é possível verificar a manutenção da qualidade de segurado. Mas você sabe quais informações o INSS usa de base para dar o direito aos benefícios? E quais são as informações contidas no Cnis?
O que é o Cnis?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) é um extrato que inclui informações sobre as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do segurado. É importante apresentá-lo para ter acesso à aposentadoria e a outros benefícios pagos pelo órgão.
O documento serve como base para o INSS verificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício solicitado. Por isso, é recomendado observar se as informações estão corretas, ao comparar com registros na carteira de trabalho, por exemplo. Afinal, não é o segurado que lança os dados no Cnis, mas sim o próprio INSS. Portanto, a função do Cnis é:
- Servir de comprovação da sua situação regular, quando você precisa utilizar algum dos serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Servir como documento comprobatório do tempo de contribuição ao INSS, quando você for dar entrada em sua aposentadoria.
Qualquer trabalhador e segurado da Previdência Social pode ter acesso ao extrato, além de acompanhar os registros.
Quais informações estão contidas no Cnis?
No Cnis, é possível identificar o filiado a partir de informações pessoais dispostas. Ou seja, nome, NIT, CPF e data de nascimento. Além disso, contém as relações previdenciárias que descrevem cada vínculo e relação do segurado conforme o período contributivo. São as seguintes informações:
- Sequencial de vínculos, para indicar a relação previdenciária;
- CNPJ/CEI/CPF;
- Origem do vínculo, ou seja, de quem é o CNPJ/CEI/CPF;
- Número do benefício, caso trate de um;
- Data de início e fim do vínculo previdenciário;
- Tipo filiado no vínculo, então, podendo ser de Empregado, Contribuinte Individual, Empresário/Empregador, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Segurado Especial ou Segurado Facultativo;
- Última remuneração;
- Situação do benefício, que pode ser ativo, indeferido ou suspenso;
- Competência/mês da remuneração;
- Remuneração;
- Por fim, indicadores.
Como consultar as informações do Cnis?
É possível tirar o extrato do Cnis pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:
- Fazer login do site ou aplicativo Meu INSS;
- Clicar em “Do que você precisa?”;
- Procurar por “extrato de contribuição” e selecionar o serviço;
- Por fim, para tirar o extrato do Cnis basta clicar em “Baixar PDF”.
Como atualizar o cadastro?
Entretanto, no caso do segurado encontrar alguma informação errada no Cnis, a atualização não poderá ser feita de maneira imediata. Dessa maneira, a mesma pode ocorrer durante o período de análise para concessão do benefício, etapa em que se faz uma verificação dos dados. Sendo assim, o cidadão pode reunir documentos que comprovem a informação errada no cadastro. O que pode incluir itens como a carteira de trabalho, contratos, holerites e extratos do FGTS. É importante garantir a atualização, pois dados incorretos na contribuição podem ter como consequência o valor da aposentadoria mais baixo, por exemplo.
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