Inflação do aluguel registra alta de 2,58% em janeiro

A alta da inflação do aluguel sofreu influência da variação de preços de commodities e de combustíveis.

Quem mora de aluguel continua enfrentando um cenário preocupante no início de 2021. O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, registrou alta de 2,58% em janeiro deste ano. Ao passo que, o acumulado de doze meses é de 25,71%. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV) e foram divulgados nesta quinta-feira (28).

Qual o valor do IGP-M hoje?

Neste mês, a inflação do aluguel subiu 2,58%. Trata-se de uma taxa maior do que a apresentada em dezembro de 2020, quando a alta foi de 0,96%. Nota-se ainda que o acumulado em janeiro de 2020 era de 7,81%, ao passo que em janeiro de 2021 é de 25,71%.

O IGP-M é usado como parâmetro para reajuste em contratos de aluguel, e também para contratos de prestação de serviços e quantias de tarifas públicas. É divulgado mensalmente pela FGV.

Alta de inflação do aluguel foi puxada por commodities e combustíveis

A alta da inflação do aluguel sofreu influência da variação de preços de commodities e de combustíveis. Com o aumento desses preços, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede valores no atacado, voltou a acelerar. O índice subiu 3,38% em janeiro, já em dezembro a alta foi de 0,90%.

Conforme indica texto da FGV, o Coordenador dos Índices de Preços, André Braz, afirmou que: “A variação apresentada pelo minério de ferro (4,34% para 22,87%) foi a maior influência positiva do índice ao produtor, que registrou alta de 3,38%, a maior taxa de variação desde novembro de 2020, quando havia subido 4,26%”.

Além disso, outro indicador que impacta no IGP-M também apresentou alta. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,93% em janeiro, ante 0,88% em dezembro. Os três grupos analisados registraram alta, são eles: Materiais e Equipamentos (2,08% para 1,43%), Serviços (0,38% para 0,48%) e Mão de Obra (0,06% para 0,61%).

Por fim, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, teve queda na inflação. Passou de 1,21% em dezembro para 0,41% em janeiro. Quatro dos oito grupos tiveram baixa nos preços, sendo o principal deles o grupo de Habitação.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes