Ibovespa abre em queda de olho em Orçamento, CPI e varejo
Investidores ainda digerem as notícias sobre mais tentativas de uma solução para o imbróglio sobre o Orçamento de 2021
O Ibovespa abriu em queda, nesta terça-feira, 13, após um dia de alta. O clima ruim se mantém com investidores preocupados com o cenário fiscal brasileiro após o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugerir uma PEC para retirar despesas da pandemia do teto de gastos, em mais uma tentativa do governo federal tentar lidar com o Orçamento 2021.
Na proposta de Guedes, seriam excluídas da regra fiscal as despesas com saúde, o BEm, o Pronampe e medidas emergenciais de outros ministérios. Com isso, sobrariam R$ 35 bilhões em gastos fora do teto, permitindo um cenário mais confortável para acomodar as emendas parlamentares dos congressistas, que hoje é o principal impasse do Orçamento.
Apesar do resultado positivo do comércio em fevereiro, de alta de 0,6%, o primeiro após dois meses em queda, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, vendas do comércio varejista, mostrando uma recuperação em relação a janeiro, mês com retração de 0,2%, é preciso atentar para o fato de que sem o ajuste sazonal houve queda de 3,8% ante janeiro e uma perda acumulada de 2,1% no ano de 2021.
A notícia boa de recuperação do varejo, portanto, pode não ser inteiramente incorporada ao otimismo do mercado quando o investidor olha para o mês de março. Com as restrições impostas por governos e prefeitos, nos primeiros dias do mês, a tendência é de que a recuperação do varejo registrada em fevereiro não se sustente em março.
O possível comprometimento dos números em março por causa da baixa mobilidade e do fechamento de alguns segmentos varejistas, com muitos lojistas reabrindo apenas na segunda quinzena de março, deve se somar à tensão dentro do governo por causa do orçamento e à tensão política por causa da CPI, cujo texto será lido hoje no Plenário.
Com tudo isso no horizonte, o Ibovespa registrava queda de 0,47%, a 118.247 pontos, às 10h20 (horário de Brasília). Na outra ponta, o dólar registra queda de 0,23% a R$ 5,709.
Ibovespa hoje, 13 de abril de 2021
No mercado externo, há tensão nas bolsas americanas depois que a Food and Drug Administration (FDA), espécie de Anvisa dos Estados Unidos, recomendou pausa na campanha de vacinação contra o coronavírus com o imunizante da Johnson & Johnson. O órgão pretende investigar casos de coagulação de sangue em vacinados.
Investidores acompanham de perto também os desdobramentos do resultado da inflação nos EUA medida pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que registrou alta de 0,6% em março na comparação com fevereiro e acumulado de 2,6% em doze meses. A expectativa do mercado, segundo a Refinitiv, era de alta de 0,5% na base mensal e de 2,5% na anual.