Dataprev tem site para consultar auxílio emergencial negado, saiba como
Através da plataforma é possível acompanhar a situação dos pagamentos da extensão do auxílio emergencial
Você sabia que é possível contestar o auxílio emergencial negado? Na última semana, a Dataprev liberou a consulta para que os beneficiários pudessem conferir a situação da 5ª parcela.
Diante disso, aqueles que verificaram que o pagamento está bloqueado, podem contestar. Para fazer esse procedimento, o Ministério da Cidadania disponibiliza um período no qual o beneficiário poderá solicitar uma nova análise dos seus dados.
Esse é um direito dos beneficiários, visto que mensalmente o Ministério da Cidadania com o apoio da Dataprev, tem realizado a verificação de dados através do bloqueio de benefícios com o objetivo de evitar o pagamento indevido, ou seja, para aqueles que não são elegíveis ao benefício.
Quer saber como contestar o auxílio emergencial negado? Continue conosco e tire suas dúvidas sobre a 5ª parcela do benefício!
Site para contestar auxílio emergencial negado
Para possibilitar aos cidadãos a consulta dos pagamentos do auxílio emergencial, a Dataprev disponibilizou uma plataforma exclusiva que foi lançada em maio de 2020.
Diante disso, também foi possível dar transparência ao processamento de pagamento do benefício, que foi prorrogado e irá totalizar sete parcelas. Desta forma, veja as funcionalidades da plataforma:
- Resultados das análises;
- Data de recebimento e envio dos pedidos;
- Motivo para negação do benefício;
- Situação da segunda solicitação;
É através deste site que os beneficiários também podem fazer o pedido de contestação do auxílio emergencial negado, como veremos a seguir.
Calendário para contestar o auxílio negado
Segundo o Ministério da Cidadania, ainda não foi estabelecido um novo prazo para que os beneficiários possam fazer a contestação, a fim de receberem a 5ª parcela.
A expectativa é de que esse período seja liberado assim que for concluído o quarto ciclo de pagamentos, que está previsto para acontecer no dia 18.
Na mesma data, começará o pagamento da 5ª parcela para aqueles que estão inscritos no programa Bolsa Família.
Como o pagamento da nova rodada se aproxima, a expectativa é de que o Ministério da Cidadania também disponibilize o período de contestação, para garantir que os benefícios sejam verificados ainda em agosto. Vale ressaltar que, em julho, por exemplo, a última verificação foi encerrada no último dia 24.
Como fazer a contestação de auxílio negado?
Assim que estiver aberto o prazo, a orientação é de que os beneficiários acessem o site da Dataprev. Para isso, devem ser informados os seguintes dados:
- número do CPF,
- nome completo,
- data de nascimento,
Durante esse procedimento, é possível saber o motivo que levou ao bloqueio do benefício, depois, é só clicar na opção “contestação” para que seja confirmado o pedido.
Feito isso, é só aguardar a resposta da contestação. Também não há um prazo específico para que essa informação seja divulgada, o que dependerá da quantidade de benefícios que precisam ser analisados.
É importante ressaltar que, se o botão de contestação não for disponibilizado, é porque o cidadão não é mais elegível ao pagamento.
Isso acontece quando é verificado que os critérios do auxílio emergencial não estão sendo cumpridos como deveriam, além disso, se esgotaram todas as fontes de dados que são utilizados para a comparação das informações que é feita pela Dataprev.
Calendário da 5ª parcela
Enquanto aguardamos a liberação do período de contestação do benefício, confira quando serão feitos os pagamentos para o primeiro grupo: os beneficiários do Bolsa Família:
- Final do NIS 1: 18/8
- Final do NIS 2: 19/8
- Final do NIS 3: 20/8
- Final do NIS 4: 23/8
- Final do NIS 5: 24/8
- Final do NIS 6: 25/8
- Final do NIS 7: 26/8
- Final do NIS 8: 27/8
- Final do NIS 9: 30/8
- Final do NIS 0: 31/8