Auxílio emergencial negado? Dataprev abre novo prazo de contestação
Os brasileiros terão uma nova chance de participar do Auxílio emergencial. O Dataprev abriu contestação para os beneficiários que tiveram o pedido negado, e o prazo para solicitar nova análise segue até o dia 24 de julho.
Dataprev Contestação – auxílio emergencial negado
A contestação no Dataprev só é possível aos beneficiários inclusos no terceiro lote do auxílio emergencial 2021, mas que encontraram a parcela bloqueada para a quarta parcela. Portanto, não se trata de uma nova seleção de beneficiário. Quem contestou antes não pode apresentar novo requerimento.
Quem for aprovado receberá o auxílio de julho e mais três parcelas do programa, previsto para acabar em outubro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, mais de 30 mil novos beneficiados que se inscreveram pelos meios digitais ou integram o Cadastro Único, 18.675 receberão a cota de R$ 150, outros 6.376 cidadãos, a de R$ 250, enquanto 5.339 pessoas terão o valor de R$ 375 depositado nas contas sociais.
O auxílio emergencial de 2021 será pago em 7 parcelas, com valor médio de R$ 250, exceção às mulheres chefes de família monoparental (criam os filhos sozinhas), que recebem R$ 375, e os indivíduos que moram sozinhos (família unipessoal), que recebem R$ 150.
Como fazer a contestação?
A contestação do auxílio deve ser feita no site da Dataprev. Para isso, bata acessar a página https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/ e informar dados pessoais, como CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Ao entrar no seu cadastro, o sistema informará a sua situação. Se o resultado for “inelegível” e você entender que a decisão está errada, então faça a contestação em seguida.
Clique em “contestar” e depois confirme o pedido. O sistema do governo irá atualizar os dados do beneficiário.
A Dataprev informa que realizará um novo processamento das contestações a partir de dados mais atualizados em suas bases. Assim, quem contestou, mas teve uma resposta de não aprovação definitiva, terá seu benefício analisado novamente no mês seguinte, com o objetivo de que as análises realizadas se aproximem o máximo possível à situação atual do cidadão.
Há dois tipos de resultados de inelegibilidade:
Inelegibilidade passível de recursos – se o cidadão deseja discordar da análise e entender que a situação descrita nas mensagens do Governo Federal está errada ou já se alterou, deve fazer uma contestação. As contestações apenas são analisadas a partir da atualização das bases analíticas da Dataprev, o que ocorre mensalmente.
Inelegibilidade definitiva – não é possível contestar, pois a situação que motivou o indeferimento não vai se alterar (por exemplo, quando a pessoa teve o auxílio negado por ter tido renda acima de R$ R$ 28.559,70 em 2018) ou porque não existem bases de dados mais recentes que permitam uma reanálise (por exemplo, mandato eletivo).
Mim chamo Jailson chaves dos Santos
Não tô empregado, mais cancelou meu auxílio!
Falando q tenho emprego fixo …….. Mais tenho é três filhos p sustentar!!!
Não tive espaço p contestar!
Uma boa noite a todos, vamos esperar quando eles prescisa de nós.