Consulta Auxílio Brasil: como acompanhar meu benefício pela Dataprev?

Os beneficiários já podem conferir se o benefício do mês de dezembro foi liberado

A segunda parcela do Auxílio Brasil começa a ser paga no dia 10 de dezembro, e para saber quem está entre beneficiários do novo programa social, basta fazer uma consulta pela internet. Existem alguns canais oficiais que disponibilizam informações sobre o pagamento, mas será que também dá pra fazer a consulta Auxílio Brasil pela Dataprev? Veja a seguir como acompanhar a liberação do dinheiro em dezembro.

Posso fazer a consulta Auxílio Brasil pela Dataprev?

A consulta Auxílio Brasil na Dataprev não está disponível. Embora a empresa de tecnologia continue participando da revisão mensal dos dados dos beneficiários em parceria com o Ministério da Cidadania, não desenvolveu uma plataforma específica para a consulta Auxílio Brasil na Dataprev.

Isso causou dúvidas em muitos cidadãos que esperavam que fosse feita uma atualização no site para a consulta Auxílio Brasil pela Dataprev, como aconteceu durante o pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial entre 2020 e 2021.

Assim, o antigo site que é acessado pelo endereço consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta, continua reservado apenas para as consultas do auxílio emergencial. Desta forma, pode ser utilizado caso sejam abertos novos períodos para contestação de parcelas bloqueadas e se houver a liberação de novos lotes do benefício.

Mas é importante ressaltar que o governo federal liberou a verificação do novo pagamento através de outros sistemas que podem ser acessados de forma bem simples pelo celular, como veremos a seguir. 

Consulta auxílio brasil dataprev
Foto: agência brasil/reprodução

Consulta do Auxílio Brasil pelo CPF

Atualmente, estão disponíveis dois aplicativos para a consulta do Auxílio Brasil. Ambos foram criados pela Caixa Econômica Federal e o primeiro deles é bastante conhecido pelos brasileiros, principalmente aqueles que receberam o auxílio emergencial: o Caixa Tem.

Nessa plataforma é possível acompanhar o depósito na conta poupança social digital e fazer movimentações financeiras, visto que estão disponíveis funcionalidades como o pagamento de boletos, transferências, pix, além do cartão virtuais para compras virtuais e presenciais. 

Para acessar a plataforma, siga os seguintes passos:

  • abra o aplicativo Caixa Tem
  • clique em “Entrar”
  • preencha suas informações de login da conta (CPF e senha)
  • aguarde a autorização de acesso
  • clique em “Mostrar Saldo” que fica no canto superior esquerdo da tela

A Caixa Econômica Federal também criou um novo aplicativo chamado de Auxílio Brasil para que os cidadãos possam conferir informações do benefício, como a data de pagamento e valor a ser pago em dezembro. A plataforma substitui o antigo aplicativo do Bolsa Família que foi utilizado até outubro deste ano.

Para acessar o novo sistema, informe o CPF e cadastre uma senha. Também é possível acessar as informações por meio da senha utilizada no Caixa Tem. Por sua vez, aqueles que recebiam o Bolsa Família devem apenas atualizar o aplicativo para fazer a consulta do Auxílio Brasil.

Depois, clique na opção “ver parcelas” e verifique o status do pagamento deste mês. Assim, é possível conferir se o dinheiro foi liberado, bloqueado ou se o pagamento foi cancelado.

Quem preferir também pode acompanhar o pagamento através do telefone 111. A Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, disponibiliza ainda o telefone 121 para que os cidadãos possam esclarecer suas dúvidas sobre o novo programa social. 

Calendário segunda parcela do Auxílio Brasil 

Agora que sabemos como fazer a consulta do Auxílio Brasil, acompanhe as datas atualizadas da segunda parcela do benefício. O pagamento começa nesta semana, pois o calendário foi adiantado diante das festividades de final de ano.

Vale ressaltar que, até o momento, o governo disponibilizou apenas as datas de pagamento para os beneficiários que recebiam o Bolsa Família. Diante disso, os depósitos em dezembro serão feitos pela Caixa Econômica Federal nas seguintes datas:

10 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 1;

13 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 2;

14 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 3;

15 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 4;

16 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 5;

17 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 6;

20 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 7;

21 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 8;

22 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 9;

23 de dezembro: recebem os beneficiários com NIS final 0;

Veja também:

Auxílio Brasil em dobro: pagamento será feito em dezembro?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes