Como saber se vou receber a extensão do auxílio emergencial 2021?
Os pagamentos para beneficiários do Bolsa Família e o público geral começam nesta semana

A extensão do auxílio emergencial 2021 será paga aos cidadãos que atenderem aos requisitos de elegibilidade do benefício. Como o pagamento se aproxima, muitas pessoas querem saber se estão incluídas na prorrogação.
Então, saiba que é possível fazer uma consulta de forma simples e sem sair de casa. Isso porque a Dataprev disponibiliza uma plataforma exclusiva para que você possa verificar se você irá receber a extensão do auxílio emergencial 2021.
Extensão do auxílio emergencial 2021
Com a prorrogação do benefício, a Caixa Econômica Federal irá liberar mais três parcelas do auxílio emergencial. Esses pagamentos começam na quarta-feira, dia 18 para aqueles que são inscritos no Bolsa Família. Por sua vez, os demais beneficiários irão receber a partir da próxima sexta-feira, dia 20.
Esse será o primeiro pagamento da extensão do auxílio emergencial 2021. Assim, os beneficiários também receberão o benefício nos meses de setembro e outubro. Neste período o Ministério da Cidadania continuará verificando os dados dos cidadãos.
Esse procedimento ficou popularmente conhecido como revisão mensal, e pretende garantir que o benefício seja realmente pago aos cidadãos de baixa renda que necessitam do amparo financeiro do governo federal.
Consulta da extensão do auxílio emergencial
Para conferir se você receberá a extensão do auxílio emergencial 2021, é preciso fazer a consulta do seu cadastro. Então, acesse o site da Dataprev por meio dos seguintes dados: nome completo, número do CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.
Assim, a plataforma irá informar a situação da sua próxima parcela do auxílio emergencial. Além disso, também é possível saber quando o valor foi debitado na conta digital do beneficiário e se já foi sacado.
Em caso de bloqueio, fique atento à mensagem informando o motivo, pois, se estiver relacionada à alguma situação que permita fazer a contestação, o cidadão poderá fazer o pedido de nova análise no prazo que será aberto pela Dataprev.
Consulta pelo WhatsApp
Agora, os beneficiários também podem conferir o seu auxílio emergencial através de mensagens enviadas pelo WhatsApp. Isso acontece porque a Caixa Econômica Federal está enviando mensagens aqueles que estão elegíveis a receber a extensão do auxílio emergencial 2021.
Através dessa nova ferramenta de comunicação, é possível conferir detalhes sobre pagamento, como o calendário e as datas de saque das próximas parcelas do auxílio.
Vale ressaltar que o pagamento seguirá o mesmo mesmo modelo escalonado dos ciclos anteriores. Assim, o público geral irá receber conforme a sua data de nascimento e aqueles que estão inscritos no Bolsa Família recebem de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Situações que podem causar o bloqueio
Durante o pagamento da extensão do auxílio emergencial 2021, o Ministério da Cidadania continuará fazendo a revisão mensal. Então, para que você saiba o que pode causar o bloqueio do seu benefício, reunimos as principais situações. Dentre elas, estão:
- Vínculo de trabalho formal, com registro em carteira
- Recebimento de benefício previdenciário ou assistencial
- Passou a receber seguro-desemprego
- Tem registro de falecimento no banco de dados do governo
- Está com CPF em situação irregular
- Se aposentou
- Quem está preso, ou tem o CPF vinculado à concessão do auxílio-reclusão
Calendário de pagamentos
A primeira parcela da extensão do auxílio emergencial 2021 será paga entre os dias 18 e 31 para os beneficiários do Bolsa Família. Veja as datas:
- NIS com final 1: 18 de agosto
- NIS com final 2: 19 de agosto
- NIS com final 3: 20 de agosto
- NIS com final 4: 23 de agosto
- NIS com final 5: 24 de agosto
- NIS com final 6: 25 de agosto
- NIS com final 7: 26 de agosto
- NIS com final 8: 27 de agosto
- NIS com final 9: 30 de agosto
- NIS com final 0: 31 de agosto
Para os demais beneficiários que são aqueles que se inscreveram pelo Caixa Tem ou possuem o CadÚnico, o calendário de pagamento é diferente. Então, confira quando você irá receber neste mês:
- Nascidos em janeiro – 20 de agosto
- Nascidos em fevereiro – 21 de agosto
- Nascidos em março – 21 de agosto
- Nascidos em abril – 22 de agosto
- Nascidos em maio – 24 de agosto
- Nascidos em junho – 25 de agosto
- Nascidos em julho – 26 de agosto
- Nascidos em agosto – 27 de agosto
- Nascidos em setembro – 28 de agosto
- Nascidos em outubro – 28 de agosto
- Nascidos em novembro – 29 de agosto
- Nascidos em dezembro – 31 de agosto.
Leia também:
Auxílio emergencial deve pagar parcelas atrasadas de até R$ 250