Tem como consultar o auxílio emergencial pelo WhatsApp?
A Caixa Econômica Federal está enviando mensagens aos cidadãos que possuem seu telefone cadastrado no Caixa Tem
Os beneficiários que estão aguardando para receber a 5ª parcela já podem consultar o auxílio emergencial pelo WhatsApp. Serão aproximadamente 500 milhões de comunicados com informações sobre as próximas parcelas a serem pagas. Então, se você quer saber como consultar o auxílio emergencial pelo WhatsApp, acompanhe!
Como consultar o auxílio emergencial pelo WhatsApp?
Os beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 não conseguem consultar a parcela, mas serão atualizados com informações do programa pela própria Caixa Econômica Federal.
Para isso, basta autorizar o recebimento das mensagens, o que possibilitará que o beneficiário possa consultar o auxílio emergencial pelo WhatsApp. As mensagens estão sendo enviadas aos cidadãos que possuem seus números de telefone registrados no cadastro do Caixa Tem.
Nas mensagens que estão sendo enviadas, é possível conferir as seguintes informações:
- calendário de pagamentos das parcelas extras
- prazo para liberação de saques em dinheiro
Mudei meu número, o que fazer?
Se você ainda não recebeu nenhuma mensagem da Caixa Econômica Federal sobre seu benefício, acesse o aplicativo Caixa Tem e verifique na conta poupança social digital se o número cadastrado está correto.
Lembre-se ainda que esse número deve ser o mesmo que você utiliza para enviar e receber mensagens via whatsapp. Por outro lado, os cidadãos que estão com o celular desatualizado ficarão sem receber as informações do benefício.
Neste caso, é necessário fazer a atualização em uma das agências da Caixa Econômica Federal, para isso, tenha em mãos um documento pessoal com foto.
Para falar com o Caixa Tem, ligue para 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).
Como consultar meu benefício?
Para receber as mensagens da Caixa, também é preciso estar elegível ao pagamento da extensão do auxílio. Então, os cidadãos podem acompanhar seu benefício acessando o site da Dataprev.
Informe o nome completo do beneficiário, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além do nome da mãe e data de nascimento. Assim, é possível conferir a situação da 5ª parcela do auxílio emergencial. Se você continuar elegível, o pagamento constará como “liberado”.
Caso o pagamento esteja bloqueado, é necessário aguardar o prazo de contestação que será feito pela mesma plataforma. Assim, a Caixa Econômica Federal também irá informar os beneficiários, através das mensagens.
Quem tem direito a prorrogação do auxílio emergencial 2021?
Para o pagamento da prorrogação do benefício, não será permitida a inscrição de novos beneficiários, sendo assim, o governo manteve as mesmas regras dos ciclos anteriores.
Dentre os principais critérios está a renda mensal total, que precisa ser de até três salários mínimos e por pessoa, deve ser inferior a meio salário mínimo. É importante ressaltar que só é permitido o pagamento de uma cota por família.
LEIA TAMBÉM: Auxílio Emergencial 2021: veja o calendário da 5ª parcela no WhatsApp