Como consultar Auxílio emergencial pelo CPF para receber a 5ª parcela
A consulta pode ser feita pelo seu CPF direto no site da Dataprev,
A 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 está para sair, mas antes, veja como consultar Auxílio emergencial pelo CPF e confira se você será beneficiado nesta rodada de pagamentos.
Isso porque o Governo Federal vem fazendo uma operação pente-fino mensalmente a fim de detectar possíveis irregularidades. Então, por mais que você tenha recebido as parcelas anteriores do auxílio emergencial, é prudente consultar a situação hoje.
A consulta pode ser feita pelo seu CPF direto no site da Dataprev, sistema que gerencia os dados do programa do Governo Federal. Abaixo vamos te explicar passo a passo, confira.
Como consultar Auxílio emergencial pelo CPF
Para consultar o saldo e se o seu benefício está regular, basta acessar o site Consulta Auxílio. Veja aqui certinho o que fazer em cada etapa:
- Primeiro acesse o link: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/
- Na primeira página você já deve informar seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento
- Antes de clicar em “enviar”, marque a opção “não sou um robô”
Vale ressaltar que não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que conseguem acessar o saldo desta forma.
Quem recebe o Bolsa Família e os inscritos no CadÚnico podem não constar na lista da Dataprev. Isso porque o pagamento das parcelas deste público é depositado de forma automática.
Consultar o saldo do auxílio emergencial pelo aplicativo
O beneficiário também pode verificar a situação do auxílio emergencial direto pelo celular, além do site Consulta Auxílio.
A primeira coisa a se fazer é baixar o Aplicativo Caixa Tem, o mesmo por onde você pode movimentar o dinheiro do benefício através da conta digita.
Baixe no Google Play ou Apple Store o aplicativo “Caixa Tem”, faça login e entre com a sua senha.
Como me cadastrar
Para se cadastrar no aplicativo “Caixa Tem”, primeiro você precisa informar dados como CPF, nome completo, número de celular, data de nascimento, CEP e e-mail.
Na sequência, crie uma senha conforme a orientação de dígitos e números, e por fim, clique em “não sou um robô”.
Para confirmar o seu acesso, você precisa ir até a caixa de entrada do e-mail informado no cadastro. Na mensagem, clique no link para validar o cadastro.
Então, volte ao aplicativo e clique na opção “liberar acesso” e em seguida no item “toque aqui para realizar seu primeiro acesso”. Como se trata do seu primeiro acesso pelo celular, é preciso também liberar a entrada pelo aparelho.
Para isso você precisa clicar em “continuar” e depois em receber “código”. O código vai chegar por SMS e deve ser digitado no campo solicitado pelo aplicativo.
Pode parecer complicado porque existem muitos detalhes neste primeiro acesso, mas o sistema funciona de forma intuitiva e você não vai encontrar dificuldades.
Consultar o saldo
Para consultar o saldo, entre no aplicativo e fique atento para a “fila virtual”. Quando chegar a sua vez de ser atendido, você terá 10 minutos para solicitar os serviços necessários.
Chegou a sua vez? Agora clique na opção “mostrar saldo” que fica no canto superior da tela. Ali vai aparecer o valor disponível na conta.
Se precisar saber de mais informações, toque na opção “extrato” que fica direto no Menu do Aplicativo.
Assim como um extrato bancário, a página vai mostrar como e onde você usou o dinheiro. O recurso também é válido para controlar os meses anteriores, basta mover para o lado.
Por que devo consultar meu saldo no site da Dataprev?
Mesmo que você já venha recebendo o auxílio emergencial nos meses anteriores, não significa que o benefício vai continuar “caindo” na conta.
Pode ser que durante uma análise, o Governo Federal identifique suspeita de irregularidade. Por isso a recomendação do Ministério da Cidadania de acompanhar mensalmente a situação do auxílio.
Se for identificada suspeita de irregularidade, o beneficiário pode contestar no próprio site da Dataprev, seguindo os prazos de contestação.
Mensalmente o Governo Federal identifica milhões de benefícios com suspeita de irregularidades. Os auxílios acabam sendo suspensos ou bloqueados.
Como fica o calendário do auxílio emergencial 2021?
O Governo Federal vai pagar a partir do dia 18 de agosto a quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família.
Apesar de já anunciada a prorrogação, a Caixa ainda não definiu o cronograma dos próximos três meses para o público em geral.
Quando se trata do público em geral, o calendário segue o mês de nascimento do beneficiário. Primeiro é liberado o recurso no aplicativo Caixa Tem para depois, num segundo momento, o saque ser autorizado.
Por enquanto, o calendário divulgado é apenas dos beneficiários do Bolsa Família. Confira abaixo:
Calendário da 5ª parcela – Bolsa Família
O cronograma da 5ª parcela do auxílio emergencial segue o número final do NIS (Número de Identificação Social) Veja:
NIS terminado em: 1 – 18/08
NIS terminado em: 2 – 19/08
NIS terminado em: 3 – 20/08
NIS terminado em: 4 – 23/08
NIS terminado em: 5 – 24/08
NIS terminado em: 6 – 25/08
NIS terminado em: 7 – 26/08
NIS terminado em: 8 – 27/08
NIS terminado em: 9 – 30/08
NIS terminado em: 0 – 31/08.