CMN e Banco Central adiam portabilidade de crédito para 2021
Novas regras para portabilidade de crédito para cheque especial e débito em conta, previstas para novembro, entrarão em vigor em março de 2021.
Por fim, a nota de adiamento foi divulgada pelo Banco Central pela Resolução CMN 4.862, com outras duas resoluções: crédito para produtores rurais e captação de recursos no exterior.
Portabilidade de crédito – Outras resoluções
Segundo nota divulgada pelo Banco Central, houve aprovação de outras duas resoluções, também pelo CMN. Uma que facilita a captação externa por meio de bancos multilaterais e agências internacionais de desenvolvimento. Sendo assim, empréstimos com bancos internacionais e abertura de contas no exterior para depósito dos recursos dos empréstimos ou financiamentos das instituições financeiras.
Já a outra resolução aprovada foi a flexibilização de concessão de crédito rural para pequenos produtores. Dessa forma, a medida prevê a anulação da exigência de apresentação de coordenadas geodésicas, ou seja, indicação de localização. Isso para algumas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).