PIS 2021 terá reajuste; veja o calendário e o novo valor

Pagamentos feitos pela Caixa Econômica Federal são referentes ao ano-base de 2019, e terminarão em 17 de março

Neste ano de 2021, continuam os pagamentos referentes ao ano-base de 2019 do PIS. Os próximos prazos para os trabalhadores de carteira assinada na iniciativa privada são para os aniversariantes de janeiro e fevereiro, no dia 19 de janeiro. Portanto, confira os calendários de pagamentos:

 

Calendário PIS 2021

Em dezembro, então, trabalhadores de carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal começaram a receber os pagamentos do benefício salarial de 2020/2021 do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital. Assim, os pagamentos para quem não possui conta na Caixa devem ser realizados conforme o calendário:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro receberão o pagamento a partir de 19 de janeiro de 2021;
  • Nascidos em março e abril receberão o pagamento a partir de 11 de fevereiro de 2021;
  • E, então, nascidos em maio e junho receberão o pagamento a partir de 17 de março de 2021.

 

Como consultar saldo do PIS

Trabalhadores baixa renda de empresas privadas podem consultar o saldo de seu PIS no site da Caixa Econômica Federal. Veja:

  1. Acesse a aba “PIS” no site da Caixa;
  2. Clique em “Consultar Pagamento”;
  3. Faça o login, informando o e-mail, número do NIS ou do CPF;
  4. Enfim, digite a senha.

Feito isso pode-se consultar se têm direito ao benefício e qual o saldo disponível. Outra forma de consulta digital é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Ao efetuar o login, se deve buscar por Abono salarial e clicar em “Exercício Vigente”. Além disso, também se pode ligar para o telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

 

Quem tem direito ao PIS?

Em suma, o PIS (Programa de Integração Social) é o abono salarial ligado ao trabalhador de carteira assinada da iniciativa privada. Recebem, basicamente, os trabalhadores de carteira assinada nos últimos 12 meses e que tiveram rendimento máximo de até dois salários mínimos. Dessa forma, os benefícios se direcionam para os servidores públicos e colaboradores de empresas privadas. Assim, podem receber aqueles que:

  • Trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada durante o ano de validação do pagamento;
  • Ter carteira de trabalho registrada e estar inclusa dentro do abono salarial há ao menos 5 anos – prazo de carência básico para conseguir o benefício;
  • Além disso, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Leia também:

Saque retroativo PIS/Pasep: quem tem direito aos R$ 1.760?

Não recebeu o PIS/PASEP? Entenda o que pode ter acontecido

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes