Confira como consultar o PIS pelos canais da Caixa
Para consultar o PIS e verificar a liberação de pagamento, valores e saldo, o trabalhador pode acessar os canais da Caixa Econômica Federal.
O calendário do PIS/Pasep referente ao ano base de 2019 foi antecipado. Dessa forma, os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro receberam os valores no dia 19 de janeiro deste ano. Bem como, os nascidos de março a junho receberam no dia 11 de fevereiro. Para consultar o PIS e verificar a liberação de pagamento, valores e saldo, o trabalhador pode acessar os canais da Caixa Econômica Federal.
Quem pode receber o abono salarial do PIS?
O abono salarial é um benefício anual, com valor máximo de um salário mínimo, concedido a trabalhadores que atendam aos seguintes critérios:
- Estar cadastrado por no mínimo 5 anos no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
- Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base;
- Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;
- Constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pertinente ao ano-base.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os pagamentos do PIS, que é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada. Esse pagamento pode ser realizado por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou poupança social digital na Caixa. Bem como em caixas eletrônicos, lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão. Ou ainda em agências da Caixa, ao apresentar o número do PIS e um documento oficial de identificação.
Formas e consultar o PIS pelos canais da Caixa
É possível consultar o pagamento do abono salarial do PIS pela internet, através do site da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Pode-se ainda fazer a consulta por meio de ligação telefônica. Veja o procedimento para essas três maneiras.
Consulta no site
Para consultar a liberação de pagamento ou saldo do PIS pelo site da Caixa, basta acessar a aba de “Abono Salarial”. Feito isso, a orientação é clicar em “Consultar Pagamento”. E na próxima página, digitar o número do CPF, do NIS ou o e-mail. Bem como, informar a senha e clicar em “Acessar”.
Consulta no aplicativo
Outra forma de consulta é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, em que é possível ver informações sobre o abono salarial, calendário de pagamentos e verificação de parcelas liberadas.
O primeiro passo é baixar o aplicativo, que é compatível com os sistemas Android e iOS. Depois de abrir a plataforma, o trabalhador deve clicar em “Acessar” para fazer o login com CPF e senha. Já no menu inicial, basta clicar em “PIS/ABONO SALARIAL /RENDIMENTOS/COSTAS” para consultar se o abono está disponível.
Ademais, para verificar o calendário de pagamentos basta clicar em “Calendário Abono Salarial 2020/2021”, na seção de “Informações Abono Salarial”.
Consulta por telefone
O cidadão também pode optar por consultar o PIS pelo telefone. Para isso é preciso ligar no número 0800 726 0207. O atendimento nesse canal ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, bem como aos sábados, das 10h às 16h.
Além disso, o serviço de consulta eletrônica está disponível a qualquer momento. Ou seja, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. É possível ligar de telefone fixo ou celular.
Leia também:
Saiba quem pode receber o PIS/PASEP retroativo