Pagamento da 5ª parcela Bolsa família do Auxílio começa dia 18
A extensão do auxílio será paga às famílias do programa Bolsa Família que são consideradas elegíveis ao benefício
A 5ª parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família começa a ser creditada nesta semana. Esse grupo segue o mesmo calendário do programa social, então, já podem se preparar para usar o dinheiro.
O pagamento será feito de forma escalonada, portanto, é preciso conferir o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Cada número representa uma data de depósito, então, veja a seguir quando receber a 5ª parcela.
Quem tem direito?
No mês de julho, 9,5 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família receberam o auxílio emergencial 2021 e para 5,2 milhões foi pago o benefício através do programa social.
Para o pagamento da extensão, o auxílio será garantido às famílias que continuam elegíveis ao benefício e nos casos em que o valor foi considerado mais vantajoso.
Assim, a pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do auxílio emergencial. Vale ressaltar que não é possível receber os dois auxílios financeiros do governo.
Calendário – 5ª parcela do auxílio emergencial do Bolsa Família
Com a prorrogação do benefício, os cidadão inscritos no Bolsa Família receberão a 5ª parcela do auxílio emergencial 2021, entre os dias 18 e 31. Veja as datas:
Final do NIS 1: 18 de agosto
Final do NIS 2: 19 de agosto
Final do NIS 3: 20 de agosto
Final do NIS 4: 23 de agosto
Final do NIS 5: 24 de agosto
Final do NIS 6: 25 de agosto
Final do NIS 7: 26 de agosto
Final do NIS 8: 27 de agosto
Final do NIS 9: 30 de agosto
Final do NIS 0: 31 de agosto
Como utilizar o auxílio?
Aqueles que fazem parte do Bolsa Família, podem sacar ou transferir a 5ª parcela do auxílio emergencial na mesma data do depósito na conta poupança social digital.
Para isso, basta ir até a lotérica e realizar o saque utilizando o cartão do Bolsa Família. Outra opção é gerar um código de saque através do Caixa Tem, o que permite receber a quantia desejada.
Através do aplicativo, também é possível fazer compras virtuais ou presenciais utilizando as funções do Caixa Tem, que disponibiliza o QR Code para pagamentos, além do cartão virtual.
Pagamento retroativo
Nesta rodada de pagamentos, o Ministério da Cidadania também irá liberar o valor retroativo das parcelas que haviam sido bloqueadas.
Então, as mulheres chefes de família que estão inscritas no Bolsa Família, receberão todas as parcelas a que têm direito. O pagamento será feito nas mesmas datas da liberação da 5ª parcela do auxilio emergencial.
É importante ressaltar que o valor a ser recebido depende da quantidade de parcelas que haviam sido bloqueadas. Lembre-se que, esse grupo, têm direito à uma cota maior que é de R$ 375 mensal.
Até quando vai o auxílio emergencial do Bolsa Família?
Os cidadãos que estão sendo atendidos pelo auxílio emergencial receberão mais três parcelas, que serão pagas nos meses de agosto, setembro e outubro.
Em novembro, a expectativa é de que os beneficiários comecem a receber o novo Bolsa Família, que está sendo chamado de Auxílio Brasil.
O valor do benefício ainda precisa ser definido mas pode chegar à ser 50% maior do que o valor pago pelo Bolsa Família. Atualmente, a média desse benefício é de R$ 190.
LEIA TAMBÉM: Bolsa família calendário: 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial