Alta nas vendas do iPhone ajuda Apple a dobrar lucro no 1TRI
Receita total somou US$ 89,58 bilhões, recorde para um primeiro trimestre e acima da previsão de US$ 77 bilhões
Em balanço divulgado para acionistas na noite de quarta-feira, 28, a Apple superou expectativas no primeiro trimestre do ano. A empresa comandada por Tim Cook dobrou o lucro em relação ao mesmo período de 2020, registrando lucro de US$ 23,63 bilhões. A receita total da Apple cresceu 54%, batendo na casa dos US$ 89,58 bilhões. É um recorde para o trimestre e acima da previsão de US$ 77 bilhões. O resultado levou as ações da Apple a operar em alta de 3% nas transações eletrônicas após o fechamento de Wall Street.
O principal fator que levou a essa arrancada da Apple está justamente nas vendas dos iPhones. O balanço indica que houve uma alta de 65,5% em receita na categoria, totalizando US$ 47,94 bilhões. Isso foi ocasionado, principalmente, por conta de novos modelos de iPhone 12, com suporte a 5G.
Já a receita da categoria de Macs subiu cerca de 70% puxada pelo lançamento dos novos modelos de MacBooks. A receita total foi de US$ 9,1 bilhões para o segmento. A receita de iPads e de vestíveis, o que inclui o Apple Watch, ficou em US$ 7,8 bilhões, cada.
Serviços e detalhes da Apple
Apesar de o forte da Apple ainda ser o setor de dispositivos, a empresa ganha terreno em serviços. A companhia apresentou receita na unidade de US$ 16,9 bilhões. Esse setor engloba vendas com a App Store, assinaturas do Apple Music, Apple TV+, iCloud, AppleCare, Apple Card e outros.
As vendas internacionais representaram 67% da receita do primeiro trimestre do ano, encerrado em março. A China respondeu por um aumento de 87,5% (US$ 17,7 bilhões). Apesar disso, a empresa alerta que a crise mundial de chips semicondutores pode custar entre US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões em receita no próximo trimestre fiscal.
“Estamos orgulhosos de nosso desempenho no trimestre findo de março, que incluiu recordes de receita em cada um de nossos segmentos geográficos e forte crescimento de dois dígitos em cada uma de nossas categorias de produtos, levando nossa base instalada de dispositivos ativos a um nível mais alto”, disse Luca Maestri, CFO da Apple, em comunicado.