Caixa TEm: saiba como abrir uma conta na poupança social digital
Criado para facilitar a movimentação de dinheiro para quem recebe benefícios governamentais, o aplicativo é simples de usar
A poupança social digital teve criação para facilitar a movimentação de dinheiro para aqueles que recebem benefícios de programas governamentais. No dia 23 de outubro, ela passou de medida provisória para lei, segundo a publicação no Diário Oficial da União. Dessa maneira, é possível abrir a sua conta e começar a utilizar.
Leia: dia de jogo do Brasil é ponto facultativo?
Como abrir a poupança social digital?
Portanto, para aqueles que receberam o auxílio emergencial ou possuem cadastro no CadÚnico, a abertura acontece de forma automática. Assim, para as pessoas que já possuem cadastro para receber o auxílio emergencial, abono salarial, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o programa emergencial de manutenção de empregos, a conta pode ser aberta automaticamente.
Entretanto, para aqueles que não se enquadram no caso, devem realizar o cadastro através do site ou aplicativo Caixa Tem.
Como acessar a poupança social digital?
É possível acessar a poupança social digital facilmente. Assim, basta:
- Ir no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, instalado no seu celular, e clicar na opção “Acompanhe sua solicitação”;
- Digite os números do seu CPF;
- Insira seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe;
- Você vai receber um código no celular cadastrou no app;
- Digite esse número em “Código recebido”. Guarde esse código, pois você irá precisar dele novamente;
- Ao receber a mensagem que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa, é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem.
E então, no aplicativo Caixa Tem:
- Clique em “Sou beneficiário”;
- Digite o seu CPF;
- Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial (você pode verificar essa número nas suas mensagens de texto);
- Aperte “Continuar” para abrir a tela do Caixa Tem;
- Faça login – se você ainda não fez o cadastro, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo;
- Selecione “Auxílio Emergencial”;
- Clique em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”;
- Responda as perguntas e aperte “Receber Código”;
- Digite o novo código recebido;
- Na tela seguinte, clique em “Consultar a minha poupança social digital”.
Quais as regras e funcionalidades?
Todavia, a poupança social digital possui um limite de movimentação de até R$ 5 mil por mês, sem tarifas de manutenção. Além disso, permite que o titular realize três transferências eletrônicas sem custo por mês e fazer o pagamento de boletos bancários.
Então, para receber outros benefícios sociais através dela, exceto os de natureza previdenciária, o cidadão precisará autorizar expressamente a abertura desse tipo de conta ou o uso da poupança social digital já existente.
Dessa forma, a conta pode ser fechada ou convertida em conta regular a qualquer tempo, sem custos adicionais. Entretanto, o texto proíbe que os bancos façam descontos dos valores recebidos pelo beneficiário para compensar dívidas anteriores.
Qual o rendimento da poupança?
O rendimento está fixado em 70% da taxa Selic + a Taxa Referencial.
Leia também: