Varejo: Feira de orgânicos terá Rodada de Negócios
O mercado de produtos orgânicos no Brasil, segundo cálculo do Instituto de Promoção do Desenvolvimento, deve movimentar R$ 2 bilhões este ano; meta da feira é incentivar o setor
São Paulo – Para o varejo, a Rodada de Negócios será o atrativo do Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos, que acontece em São Paulo, de 17 a 19 de outubro. O objetivo é viabilizar as negociações para as micro, pequenas e médias empresas. O festival também tem como meta estimular o comércio de orgânicos, aproximar a produção e distribuição, além de apresentar aos consumidores possíveis riscos da utilização de produtos com agrotóxicos, hormônios, remédios ou transgênicos. O surgimento de lojas especializadas e espaços nos supermercados permitiu ao consumidor a compra de alimentos livres de agrotóxicos. Em meio a essa realidade, a Rodada de Negócios possibilitará a redução dos custos de intermediação e o aumento da oferta de produtos com qualidade e regularidade. Além de propiciar o aumento de produtos orgânicos no mercado, o evento visa facilitar a relação entre vendedor e comprador. Nessa linha de raciocínio, a idealizadora e realizadora da Feira, Leila D, afirmou: “Mesmo com comércio aumentando, ainda é muito pulverizado e irregular. Algumas redes do varejo dizem que não vendem mais porque não têm fornecedores que assegurem a oferta de um portfólio diversificado de produtos, com qualidade e regularidade de fornecimento. Nossa intenção é estreitar essa relação entre vendedor e comprador para que os produtos orgânicos cheguem cada vez mais à mesa dos brasileiros, fortalecendo o mercado de orgânicos em nosso país”.
Participação das empresas do varejo
Segundo estimativas do Instituto de Promoção do Desenvolvimento, o mercado de produtos orgânicos no Brasil deve movimentar R$ 2 bilhões este ano. Mesmo com números tão positivos, ainda existem desafios a serem superados como o estímulo e organização da produção e comércio desses produtos. Foi com esse objetivo que grandes e médias empresas confirmaram presença no evento como Pão de Açúcar, Walmart e Blessing.
Espaço Kids
Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Com alimentação não é diferente. Essa, inclusive, é uma preocupação recorrente dos pais, já que, em sua maioria, os filhos comem poucos alimentos saudáveis. O Espaço Kids irá falar e ensinar sobre a alimentação infantil saudável, com participação do movimento liderado pelo chef inglês Jamie Oliver, chamado Food Revolution. Serão atividades voltadas a crianças de todas as idades e até para mamães de bebês, além de palestras e rodas de conversas para as cuidadoras de crianças nas escolas e creches. “Achamos importante incluir na programação do Festival da Gastronomia algo voltado ao público infantil, para que eles possam desde cedo aprender sobre a importância de consumir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, além dos benefícios para o meio ambiente. Queremos mostrar ainda que há maneiras criativas de consumir esses alimentos, tudo ministrado por renomados chefs”, explica Leila D, idealizadora e realizadora do Festival. Entre os nomes confirmados estão Paula Soares Junqueira, da Bio Veg Bistrô; Lara Folster, do Lanche & Co.; Natália Werutsky, da Natalia Nutri; Nádia Cozzi, Elias Pereira e Wanessa Carla, da Zen % Bem, entre outros. Além de prejudicar a saúde, ainda há o risco da obesidade, que hoje em dia é um problema maior que a desnutrição no Brasil. O melhor é sempre manter uma alimentação saudável e livre de pesticidas. A opção são os orgânicos, que trazem muitos benefícios à saúde dos pequenos. Para mostrar a importância deles às crianças, o Espaço Kids contará com bate-papos, oficinas, contação de histórias e muito mais. A Feira acontece de 17 a 19 de outubro, no Parque da Água Branca, em Perdizes, em São Paulo.