Usuários Metro e CPTM em SP já podem usar o novo bilhete único digital
Lançado na última sexta-feira (11) pelo governo, a novidade vem para trazer mais segurança e facilidade para os usuários das vias.
O novo bilhete único digital já está sendo usado nas estações de trem e metrô de São Paulo. Lançado na última sexta-feira (11) pelo governo, a novidade vem para trazer mais segurança e facilidade para os usuários das vias. O bilhete funciona por QR code e pode ser adquirido por meio de um aplicativo, disponível para IOS e Android ou comprado e impresso na bilheteria. A novidade visa substituir o antigo bilhete único no futuro.
Como funciona o bilhete único digital de SP?
O novo bilhete digital terá um QR que será lido digitalmente na hora de passar pela catraca. Ele poderá ser impresso ou apresentado na tela celular por meio do aplicativo TOP.
É possível comprar nas máquinas das estações com cartão de débito. O aplicativo aceita além de débito, também cartões de crédito e permite a compra de até 10 bilhetes juntos.
Todas as estações do Metrô e CPTM já contam com catracas equipadas com validador de QR Code.
Nas máquinas das estações, o pagamento deve ser feito com cartão de débito. Já o aplicativo aceita cartão de crédito ou débito, além de permitir que o usuário adquira até dez bilhetes de uma vez, sem prazo para expirar. Embora a recomendação é de que seja utilizado em até 72 horas para evitar danos na impressão do código.
O que muda com o novo bilhete?
O bilhete unitário tradicional (com tarja magnética) continua sendo aceito, mas está nos planos da STM fazer todo o sistema operar apenas com o bilhete digital, progressivamente. Contudo, os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.
A tarifa não foi alterada, o bilhete vai continuar custando R$4,40. Além disso, o Bilhete Único e o Cartão BOM continuam sendo aceitos.
A novidade já vinha sendo testada desde o ano passado, quando 4 milhões de bilhetes com QR foram emitidos. Agora também é possível usar o celular para comprar a passagem.
“Essa é a modernidade. Um sistema digital é um sistema mais rápido, mais eficiente, de menor custo e que também impede a fraude. Coloca o Estado de São Paulo dentro do patamar das principais regiões do mundo, sobretudo na Ásia, onde o sistema já é utilizado para facilitar o ingresso às estações de transporte”, afirmou Doria, que participou da cerimônia de lançamento, na Estação da Luz, juntamente com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Além disso, diminui o risco de contágio da COVID-19, pois há menos interação na hora de fazer a compra, que pode ser feita com cartão. Também vai tornar o sistema mais ágil e prático.