Seminário auxilia na guarda de nascentes
Cerca de 30 professores de 16 escolas de São Jose dos Campos participam de um Seminário do Programa Revitalização de Nascentes.
Em uma ação que visa celebrar a semana do Dia Mundial da Água, cerca de 30 professores de 16 escolas da rede municipal de ensino de São Jose dos Campos participam de um Seminário do Programa Revitalização de Nascentes. Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o evento vai abordar a preservação e conservação das fontes, riachos e rios existentes dentro dos limites do município. As ações serão desenvolvidas durante o ano com os alunos de Ensino Fundamental II das escolas no entorno das nascentes em processo de revitalização.
Segundo a prefeitura, além de ser uma maneira de proteger as nascentes, também é uma forma de aumentar a fiscalização dos processos de recuperação pela conscientização dos estudantes. A educomunicação é um componente pedagógico do Programa Revitalização de Nascentes, no qual professores e alunos são estimulados a utilizar a linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes. Durante o Seminário será apresentado o histórico do Programa Revitalização de Nascentes e o legado das ações de educação ambiental, realizadas desde 2006 no município e um sucesso entre os estudantes e movimentos ambientais.
Curtametragens sobre as nascentes
Entre 2010 e 2014, o trabalho desenvolvido com crianças e jovens no âmbito do Programa resultou na produção de 70 curtametragens de cunho socioambiental, entre documentários, ficções, animações e outros gêneros e em quatro mostras de vídeos e um festival regional. Os professores ainda participaram de uma vivência na área da nascente localizada no Parque da Cidade e de uma roda de conversa, refletindo sobre a relação das nascentes com a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
O projeto de educomunicação socioambiental do Programa Nascentes conta com o apoio da Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que disponibilizou o recurso de R$ 119 mil para financiamento das ações, provenientes da cobrança pelo uso da água, a partir de edital em que a prefeitura de São José dos Campos foi contemplada. O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas.