São Paulo tem uma das melhores ofertas de serviço inteligente
São Paulo foi classificada em segundo lugar no Ranking Connected Smart Cities e lidera as categorias Mobilidade e Acessibilidade
São Paulo – São Paulo, a cidade mais populosa e com maior PIB do País, tem também um dos maiores potenciais para desenvolvimento sustentável e para oferta de serviços públicos com inteligência. A capital paulista foi classificada em segundo lugar no Ranking Connected Smart Cities, atrás apenas do Rio de Janeiro. O ranking, elaborado pela Sator e a empresa Urban Systems, foi divulgado ontem durante o evento Connected Smart Cities.
A cerimônia de premiação reuniu prefeitos de municípios de todo o País. No total, 700 municípios foram mapeados e os 50 mais desenvolvidos foram classificados. Foram avaliados em duas subdivisões. A primeira por faixa populacional – até 100 mil habitantes, de 100 mil a 500 mil e acima de 500 mil habitantes. A segunda por segmento, que apontou as cinco melhores em diversos quesitos, como urbanismo, meio ambiente e saúde.
Mobilidade em São Paulo
São Paulo ficou em primeiro lugar nas categorias Mobilidade e Acessibilidade. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, estava presente na cerimônia. Ao receber o prêmio, Tatto afirmou que as cidades inteligentes devem priorizar as pessoas e a ocupação do espaço público. “Cidades modernas não são aquelas que fazem mais viadutos, túneis e pontes, mas que priorizam as pessoas e também democratizam o viário.”Tatto defendeu o esforço de São Paulo pela desprivatização dos viários. “Não vou falar mal do uso do carro, não posso”, afirmou o secretário. “Mas o que se discute é a democratização do espaço público. O problema é que o veículo individual ocupa um espaço sete vezes maior que o pedestre”. Tatto também recebeu o prêmio pelo segundo lugar da cidade no ranking geral, representando a prefeitura.
Em relação às cidades inteligentes, Tatto defendeu a abertura de protocolos no desenvolvimento tecnológico municipal. “As cidades são reféns das tecnologias proprietárias, que encarecem e tornam as cidades escravas dessas”, disse, e lembrou que a cidade proíbe protocolos fechados, “para possibilitar a concorrência”, diz Tatto.
Outras cidades
Além da capital, outro município do Estado de São Paulo está entre as dez primeiras no ranking geral: São Caetano do Sul, que ocupa o sexto lugar. É a única cidade do ranking que não é a capital de estado. São Caetano também lidera a categoria Segurança. Segundo o prefeito Paulo Pinheiro, que recebeu o prêmio na cerimônia, o município conseguiu bons resultados ao organizar a gestão das forças táticas, através de um acordo entre as polícias militar e civil e a guarda municipal. “Também entregamos novas viaturas à guarda municipal, com tecnologia para os guardas direcionarem suas ações. Eles se conectam à central, com profissionais que os orientam”.
Outra cidade paulista lidera o ranking por categorias, Pirassununga ficou em primeiro lugar no quesito Energia. O secretário de Obras e Serviços, Almiro Sinotti, atribuiu a conquista aos incentivos à indústria de biomassa na geração de energia, ao controle de perdas nos prédios públicos e à participação da população na busca de fontes alternativas. “O investimento em educação ambiental fez os munícipes participarem diretamente nesse processo”, disse.