São Paulo lança aplicativo para RG digital; saiba como fazer
Também é possível carregar a identidade digital no celular e solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.
A versão digital da nova cédula de identidade pode ser baixada por meio do aplicativo RG Digital SP. Lançado pela Polícia Civil de São Paulo, aplicativo permite que a identidade virtual seja armazenada no smartphone gratuitamente.
Embora válido em todo o território nacional, o documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico pode agilizar processos.
Em uma abordagem policial, por exemplo, a apresentação do RG digital deve ser aceita como o documento físico. O policial poderá, inclusive, verificar sua autenticidade via celular.
Também é possível carregar a identidade digital no celular e solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.
Quem pode usar a versão digital do RG?
Podem acessar o documento virtual aqueles que tiverem RG emitido a partir de 04 de fevereiro de 2014, que possuam numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil. Caso não possua esse RG, o interessado deve emitir o documento para usar o programa. O aplicativo também permite a obtenção de segunda via do RG Físico.
Como ter acesso ao aplicativo?
Para baixar o RG Digital basta instalar o programa, abrir o aplicativo, selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o Código QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular.
Então, o aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho. Assim, o documento ficará disponível em só um aparelho de celular.
Confira o passo a passo para o RG digital
- Entre na loja de aplicativos do seu smartphone e procura por “RG Digital SP”;
- Faça o download;
- Abra o aplicativo e clique em adicionar RG;
- Com o aplicativo no seu celular, siga outras três etapas:
Como usar?
- Faça a leitura do código QR, que fica na parte interna do documento, utilizando a câmera do seu celular;
- Leia e aceite os “termos de uso e políticas de privacidade”;
- Faça o reconhecimento facial através da câmera frontal do celular, a famosa “selfie”, segurando a câmera na altura dos olhos, como o próprio app indica, e posicione o rosto no círculo menor e, depois, no maior;
- O terceiro e último passo é criar uma senha de quatro dígitos.
Segunda via do RG
A Polícia Civil informa que, no caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o fato na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia. Por fim, se for extraviado ou quebrado, basta reinstalar o aplicativo e emitir novamente o RG Digital.