Rodízio SP será suspenso no 7 de setembro? Veja horários
Em razão do feriado da Independência do Brasil, todas as placas podem circular livremente na capital paulista.
Nesta quarta-feira, 7 de setembro, o rodízio SP será suspenso na capital paulista, em razão do feriado do dia da Independência. Além disso, as restrições de rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também foram liberadas durante o feriado. As faixas exclusivas de ônibus também serão liberadas.
As informações são da Companha de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo.
Rodízio SP está suspenso no feriado de 7 de setembro
Nas quartas-feiras, carros com final de placa 5 e 6 não podem rodar na zona de rodízio de São Paulo. Porém, em razão do feriado do dia 7 de Setembro, essa restrição será suspensa no dia 07/09 deste ano. O rodízio funciona de segunda a sexta, exceto nos feriados na capital paulista e no mês de julho.
Além disso, nesta quarta-feira, também estarão suspensas as restrições para caminhões, vans e ônibus de fretamento. As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para todos os tipos de veículos.
Na quinta-feira (08), o rodízio e as restrições retornam novamente na cidade.
O rodízio de SP é suspenso nos finais de semana, nos dias considerados feriados da cidade de São Paulo. A regra também não vigora no final do ano até meados de janeiro e no mês de julho. Em algumas situações atípicas como greves, a prefeitura determina a suspensão da norma. Para saber se o rodízio está suspenso basta checar no site oficial da CET.
Multa por rodízio
Quem desrespeitar a norma do rodízio em SP fica sujeito à multa, no valor de R$ 130,16, e são adicionados 4 pontos em sua CNH. A fiscalização é efetiva nas ruas por meio de radares.
Como funciona o rodízio de SP em 2022?
O rodízio de SP funciona da seguinte forma: cada dia da semana, de segunda a sexta, dois finais de placa são impedidos de rodar no centro da cidade nos horários de pico.
O centro expandido de SP é delimitado chamado mini-anel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas dos Bandeirantes, Afonso d’Escragnolle Taunay, Presidente Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Luís Inácio de Anhaia Melo, Salim Farah Maluf e o Complexo Viário Maria Maluf.
Essa área é a que corresponde a maior parte dos serviços realizados na capital. Por isso, também é onde está o transito pesado, que causa congestionamentos na cidade. Quem está fora do centro expandido pode trafegar livremente independentemente do dia da semana e de sua placa.
O rodízio fica em vigor das 7h até 10h da manhã e retorna das 17h às 20h. Carros com placas de fora também estão sujeitos a seguir o rodízio.
Confira quais placas não podem rodar nãos dias da semana:
- Finais de placa 1 e 2 – impedidas de rodar na segunda-feira.
- Finais de placa 3 e 4 – impedidas de rodar na terça-feira.
- Finais de placa 5 e 6 – impedidas de rodar na quarta-feira.
- Finais de placa7 e 8 – impedidas de rodar na quinta-feira.
- Finais de placa 9 e 0 – impedidas de rodar na sexta-feira.
Veículos pesados
A norma para veículos pesados na capital paulista ainda conta com mais uma restrição. Eles são proibidos de circular durante o rodízio nos locais:
- Marginal Tietê, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre a Ponte, Tatuapé e o Trevo de 32 – “Cebolão”;
- Trevo de 32 – “Cebolão”, em toda a sua extensão;
- Marginal Pinheiros, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre o Trevo de 32 – “Cebolão” e a Av. dos Bandeirantes;
- dos Bandeirantes, em toda a sua extensão;
- Affonso D’Escragnole Taunay, em toda a sua extensão;
- Ministro Aliomar Baleeiro, em toda a sua extensão;
- Complexo Viário Maria Maluf, em toda a sua extensão;
- Presidente Tancredo Neves, em toda a sua extensão;
- Malvina Ferrara Samarone, em toda a sua extensão;
- das Juntas Provisórias, em toda a sua extensão;
- Grande São Paulo, em toda a sua extensão;
- Professor Luiz Inácio Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Av. Salim Farah Maluf;
- Salim Farah Maluf, entre a Av. Professor Luiz Inácio Anhaia Melo e a Ponte Tatuapé.
Segundo a CET, ficam isentos da regra, os caminhões destinados a serviços públicos.
Isenção
Alguns veículos são isentos do rodízio em São Paulo, são eles os veículos conduzidos por pessoas com deficiências ou doenças, ou por quem as transportem. Para conseguir a isenção é preciso solicitar a autorização à CET.
Transporte coletivo, motocicletas e táxis, ambulâncias, polícia e corpo de bombeiros também não participam do rodízio.