Rodízio SP será suspenso no 7 de setembro? Veja horários

Em razão do feriado da Independência do Brasil, todas as placas podem circular livremente na capital paulista.

Nesta quarta-feira, 7 de setembro, o rodízio SP será suspenso na capital paulista, em razão do feriado do dia da Independência. Além disso, as restrições de rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também foram liberadas durante o feriado. As faixas exclusivas de ônibus também serão liberadas.

As informações são da Companha de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo.

Rodízio SP está suspenso no feriado de 7 de setembro

Nas quartas-feiras, carros com final de placa 5 e 6 não podem rodar na zona de rodízio de São Paulo. Porém, em razão do feriado do dia 7 de Setembro, essa restrição será suspensa no dia 07/09 deste ano. O rodízio funciona de segunda a sexta, exceto nos feriados na capital paulista e no mês de julho.

Além disso, nesta quarta-feira, também estarão suspensas as restrições para caminhões, vans e ônibus de fretamento. As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para todos os tipos de veículos.

Na quinta-feira (08), o rodízio e as restrições retornam novamente na cidade.

O rodízio de SP é suspenso nos finais de semana, nos dias considerados feriados da cidade de São Paulo. A regra também não vigora no final do ano até meados de janeiro e no mês de julho. Em algumas situações atípicas como greves, a prefeitura determina a suspensão da norma. Para saber se o rodízio está suspenso basta checar no site oficial da CET.

Multa por rodízio

Quem desrespeitar a norma do rodízio em SP fica sujeito à multa, no valor de R$ 130,16, e são adicionados 4 pontos em sua CNH. A fiscalização é efetiva nas ruas por meio de radares.

Como funciona o rodízio de SP em 2022?

O rodízio de SP funciona da seguinte forma: cada dia da semana, de segunda a sexta, dois finais de placa são impedidos de rodar no centro da cidade nos horários de pico.

O centro expandido de SP é delimitado chamado mini-anel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas dos Bandeirantes, Afonso d’Escragnolle Taunay, Presidente Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Luís Inácio de Anhaia Melo, Salim Farah Maluf e o Complexo Viário Maria Maluf.

Como funciona o rodízio de sp em 2022

Essa área é a que corresponde a maior parte dos serviços realizados na capital. Por isso, também é onde está o transito pesado, que causa congestionamentos na cidade. Quem está fora do centro expandido pode trafegar livremente independentemente do dia da semana e de sua placa.

O rodízio fica em vigor das 7h até 10h da manhã e retorna das 17h às 20h. Carros com placas de fora também estão sujeitos a seguir o rodízio.

Confira quais placas não podem rodar nãos dias da semana:

  • Finais de placa 1 e 2 – impedidas de rodar na segunda-feira.
  • Finais de placa 3 e 4 – impedidas de rodar na terça-feira.
  • Finais de placa 5 e 6 – impedidas de rodar na quarta-feira.
  • Finais de placa7 e 8 – impedidas de rodar na quinta-feira.
  • Finais de placa 9 e 0 – impedidas de rodar na sexta-feira.

Veículos pesados

A norma para veículos pesados na capital paulista ainda conta com mais uma restrição. Eles são proibidos de circular durante o rodízio nos locais:

  • Marginal Tietê, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre a Ponte, Tatuapé e o Trevo de 32 – “Cebolão”;
  • Trevo de 32 – “Cebolão”, em toda a sua extensão;
  • Marginal Pinheiros, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre o Trevo de 32 – “Cebolão” e a Av. dos Bandeirantes;
  • dos Bandeirantes, em toda a sua extensão;
  • Affonso D’Escragnole Taunay, em toda a sua extensão;
  • Ministro Aliomar Baleeiro, em toda a sua extensão;
  • Complexo Viário Maria Maluf, em toda a sua extensão;
  • Presidente Tancredo Neves, em toda a sua extensão;
  • Malvina Ferrara Samarone, em toda a sua extensão;
  • das Juntas Provisórias, em toda a sua extensão;
  • Grande São Paulo, em toda a sua extensão;
  • Professor Luiz Inácio Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Av. Salim Farah Maluf;
  • Salim Farah Maluf, entre a Av. Professor Luiz Inácio Anhaia Melo e a Ponte Tatuapé.

Segundo a CET, ficam isentos da regra, os caminhões destinados a serviços públicos.

Isenção

Alguns veículos são isentos do rodízio em São Paulo, são eles os veículos conduzidos por pessoas com deficiências ou doenças, ou por quem as transportem. Para conseguir a isenção é preciso solicitar a autorização à CET.

Transporte coletivo, motocicletas e táxis, ambulâncias, polícia e corpo de bombeiros também não participam do rodízio.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes