Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso dias 7 e 8 de setembro
Restrição no trânsito será retomada na segunda, 11 de setembro
A Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio de veículos estará suspenso no feriado de 7 de setembro, quinta-feira, e também na sexta-feira, dia 8 de setembro. As restrições de circulação serão retomadas na segunda-feira, 11, então veja as regras do feriadão prolongado no trânsito da capital.
LEIA TAMBÉM:
MASP: conheça a história por trás do maior museu de São Paulo
Museu da Língua Portuguesa SP
Museu do Ipiranga
Desfile dia 7 de Setembro
Como será o rodízio de veículos em São Paulo
De 7 a 10 de setembro, o rodízio de veículos estará suspenso na cidade de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. A programação volta ao normal no dia 11 de setembro, uma segunda-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Após esse período, quem descumprir a lei pode ser multado em até R$ 130,16.
A suspensão não vale para veículos pesados (caminhões) e nem para as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Também não estarão liberadas também as faixas exclusivas de ônibus.
Normalmente, o rodízio de veículos em São Paulo funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira. A regra funciona assim: placas final 1 e 2 não podem circular às segundas-feiras; final 3 e 4 não circulam às terças; 5 e 6, às quartas; quem tem carro com placa final 7 e 8 está proibido de trafegar às quintas-feiras e às sextas não circulam as placas 9 e 0.
De maneira geral, estão isentos das restrições pessoas com problemas de saúde que comprometa a mobilidade, em tratamento de doença grave ou quem faz o transporte delas, médicos e serviços públicos e/ou essenciais, como coleta de lixo, correios, serviços funerários, manutenção de rede elétrica, transporte escolar, motos, entre outros. Veículos de outras cidades não são isentos do rodízio.
A proibição leva em conta o último número da placa do veículo e o descumprimento é considerado uma infração média, além de quatro pontos na carteira. Vale ressaltar que o mesmo motorista pode ser multado por desobediência duas vezes no mesmo dia.
Dias de rodízio em SP
- Finais 1 e 2: das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda-feira
- Finais 3 e 4: das 7h às 10h e das 17h às 20h de terça-feira
- Finais 5 e 6: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quarta-feira
- Finais 7 e 8: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quinta-feira
- Finais 9 e 0: das 7h às 10h e das 17h às 20h na sexta-feira
Qual é a área restrita para circulação em dias úteis em São Paulo?
A área compreendida como Centro Expandido, onde o rodízio é válido, inclui o Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Para mais informações, dúvidas, reclamações, avisos de necessidade de remoção e sugestões, a central de atendimento da prefeitura de São Paulo atende 24 horas por dia pelo número 156.
Acompanhe as últimas notícias de São Paulo