Previsão do tempo SP: frente fria chega na capital neste sábado (3)
Setembro terminou com altas temperaturas. Sábado e domingo devem ter temperaturas amenas. Confira a previsão do tempo deste fim de semana.
Previsão do tempo SP – Após dias de calorão, a chegada de uma frente fria deve baixar os termômetros e o clima em São Paulo deve ficar mais ameno. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
No sábado (3), uma frente fria consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. Contudo, esse sistema não será capaz de provocar chuva significativa, porém vai derrubar a temperatura e aliviar o tempo seco dos últimos dias.
Previsão do tempo SP para sábado (03/09)
Previsão do tempo SP no domingo (04/09)
Como foi o clima em SP na semana?
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, setembro termina com 79,3% abaixo da esperado, 69,6mm. Ou seja, choveu apenas 20,7% da média.
O dia 22 foi o mais chuvoso do mês com 9,6mm. De toda a série histórica do CGE da Prefeitura de São Paulo, que compila informações sobre as chuvas na Capital paulista desde 1995, este foi o terceiro setembro mais seco.
“A persistência da massa de ar quente e seca, bloqueio atmosférico, ao longo do mês impediu com que as frentes frias chegassem com força ao estado de São Paulo, desviando-as para o oceano, por este motivo as chuvas foram escassas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.
Com relação as temperaturas, em setembro a média das mínimas eram de 15,1°C e a média das máximas eram de 25,6°C. Mas o mês registrou média mínima de 16,6°C e as máximas ficaram em 28,6°C ou seja, 1,5°C acima e 3°C acima respectivamente.
Previsão do tempo SP – O que é frente fria?
Frente fria é a passagem de uma massa de ar frio, em movimento ou estacionária. Em geral, o ar frio, relativamente denso, introduz-se sob o ar mais quente e menos denso, provocando uma queda rápida de temperatura junto ao solo, seguindo-se tempestades e também trovoadas.