Prefeitura suspende rodízio de carros em São Paulo no Carnaval de 2025

Suspensão vai de 3 a 5 de março

A Prefeitura de São Paulo anunciou que suspendeu o rodízio de carros na cidade em razão do Carnaval. A suspensão vai ocorrer entre segunda-feira, 3 de março, até a Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março.

Sábado e domingo não possuem rodízio. A operação vai voltar na quinta-feira, dia 6 de março.

A medida foi publicada na edição do Diário Oficial do dia 17 de fevereiro em portaria da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA).

Como fica o trânsito no Carnaval?

Além da suspensão do rodízio de carros, o trânsito de São Paulo vai passar por mudanças nos dias de Carnaval. Por causa dos blocos e trios elétricos, diversas ruas da capital paulista serão interditadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa as seguintes alterações:

  • A Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estará liberada nos dias 3 e 4, segunda e terça-feira, retornando a valer na Quarta-feira de Cinzas;
  • As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para a circulação de veículos e motos apenas na terça-feira de Carnaval, dia 4;
  • O estacionamento rotativo pago (Zona Azul) estará liberado no dia 4 (terça-feira), desde que não haja regulamentação (sinalização específica) de obrigatoriedade do uso do Cartão Digital aos sábados, domingos e feriados.

Continuam vigentes as restrições existentes na cidade, durante todo o período de Carnaval: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Rodízio de Veículos Pesados (caminhões).

A fiscalização de trânsito também é intensificada, especialmente em relação ao consumo de álcool e drogas, uso do cinto de segurança e respeito às normas de trânsito. Então fique atento.

Para mais informações, dúvidas, reclamações, avisos de necessidade de remoção e sugestões, a central de atendimento da prefeitura de São Paulo atende 24 horas por dia pelo número 156.

Como funciona o rodízio de carros em São Paulo?

Placas final 1 e 2 – rodízio na segunda-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 3 e 4 – rodízio na terça-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 5 e 6 – rodízio na quarta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 7 e 8 – rodízio na quinta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 9 e 0 – rodízio na sexta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo é válido apenas na área do Centro Expandido da cidade, que é delimitada pelas vias do minianel viário. A região compreende os bairros que estão em volta do centro histórico, como, por exemplo, Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Vila Leopoldina, Barra Funda, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Moema e Ipiranga.

No entanto, há alguns veículos que são excepcionados do rodízio municipal, como é o caso dos transportes coletivos e de lotação, motocicletas, táxis, transporte escolar, correios, coleta de lixo, veículos conduzidos por ou que transportem pessoas com deficiência, entre outros.

Aqueles que se enquadram nesses parâmetros, especificados no artigo 3º, Capítulo 2 do Decreto 58.584/18, precisam cadastrar seus veículos no site da Secretaria de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes