Nova greve do Metrô em SP? Impasse continua (24/10)
Categoria confirmou ação nacional dia 26
O sindicato dos metroviários de São Paulo declinaram sobre a possibilidade de realiza uma greve do metrô de SP na terça-feira, 24 de outubro. A decisão acontece após assembleia na noite de segunda, 23, que ainda não descartou uma paralisação ainda nesta semana.
Quando vai ter greve do Metrô em SP?
Embora uma greve para o dia 24 de outubro tenha sido descartada, é previsto uma paralisação nacional na quinta-feira, dia 26 de outubro, Dia Nacional do Metroviário. Nesta data são previstas manifestações e panfletagens em todo o país contra os planos de privatização do metrô não só de São Paulo, como também de Recife e Porto Alegre.
Mas além dessa ação, a categoria prevê dar início a uma nova greve do Metrô de São Paulo, a qualquer momento, como forma de expressar sua oposição ao plano de privatizações de Tarcísio Freitas, governador do Estado de São Paulo.
No dia 3 de outubro, os trabalhadores aderiram à greve que causou uma ampla paralisação dos trens do Metrô e da CPTM. Apenas as linhas privatizadas funcionaram. No mesmo dia, trabalhadores da Sabesp também cruzaram os braços contra os planos do governo estadual.
Como consequência, a cidade de São Paulo enfrentou um dia caótico no trânsito com 600 km de lentidão. O congestionamento ficou acima do normal e os apps de corrida mostravam preços inflados.
Quando oficializada, as linhas que devem aderir à greve são a 1-Azul, a 2-Verde, a 3-Vermelha e a 15-Prata.