Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto: como visitar em SP

Visitação do espaço no Bom Retiro é gratuita.

Quem faz parte da comunidade judaica e quem ficar mais inteirado com a cultura ou quem tem curiosidade sobre o assunto e deseja aprender, um dos pontos turísticos de São Paulo é o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, na 1ª Sinagoga do Estado de S. Paulo, no Bom Retiro.

Leia também – Museu do Ipiranga: ingresso, horários e nova programação

Quanto custa visitar o Memorial da Imigração Judaica?

Os ingressos para o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo são totalmente gratuitos. No entanto, é necessário fazer um agendamento pelo site antes de ir até o local. O espaço funciona de segunda a quinta-feira das 9h – 17h, de sexta-feira 9h – 15h, além de abrir um domingo por mês (sem horário especificado no site).

Existe a possibilidade de realizar uma visitação individual ou em grupo. Também são disponibilizadas visitas guiadas. Durante a semana, as visitas guiadas são destinadas para grupos de pelos menos 15 pessoas, já aos domingos o número pode variar e não precisa atingir um mínimo.

Para realizar seu cadastro e marcar uma data, é necessário acessar o site do Memorial, criar um cadastro e ver a agenda disponível. As vagas são limitadas.

Memorial do Holocausto agendamento

Passo 1 – Para conseguir seu ingresso para visitar o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, você precisará entrar no site http://memij.com.br/;

Passo 2 – Na página inicial do site do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, clique em Visite o Memorial e espere ser redirecionado para uma nova página. Você verá o endereço e horário de atendimento do espaço e embaixo a opção “Agendamento”;

Passo 3 – O site vai te redirecionar para o endereço https://www.memorialdoholocausto.org.br/, onde você terá que clicar no botão “Agende sua Visita” no centro da tela;

Passo 4 – Clique em “Não tem uma conta? Cadastre-se” e um formulário será aberto para você;

Passo 5 – Informe nome, e-mail, data de nascimento, tipo, CPF, RG, CNH, ou passporte, telefone, gênero, país, estado, cidade e a senha que deseja usar no site. Para terminar, aperte o botão “Finalizar Cadastro”;

Passo 6 – Na sua tela aparecerá o botão “Agendar Visita”, clique nele e depois selecione se é uma visita “Particular” ou “Escolar”;

Passo 7 – Agora, na nova página você informará a quantidade de visitantes e os dados do responsável pelo agendamento, telefone e e-mail;

Passo 8 – Depois que você ficar isso, uma agenda será aberta na sua tela e você poderá selecionar o dia e horário da sua visita ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto.

Museu da imigracao judaica e holocausto 1
Memorial da imigração judaica e do holocausto é gratuito e visitas são agendadas – foto: reprodução/facebook/memorial do holocausto

Onde fica o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto?

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto fica no bairro do Bom Retiro, na 1ª Sinagoga do Estado de S. Paulo, fundada em 1912. O endereço é Rua da Graça, 160, Bom Retiro, São Paulo, CEP: 01125-000.

O espaço é integrado ao circuito histórico cultural da Luz, que conta também com o Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, a Pinacoteca, a Estação Ferroviária, a Oficina Oswald de Andrade e o Museu de Arte Sacra.

O telefone para contato é (11) 3331-4507 e também há redes sociais do Memorial no Facebook e Instagram que servem para divulgações e tirar dúvidas do público.

Como visitar: como chegar ao Memorial

É possível chegar ao Memorial da Imigração Judaica de carro ou transporte público. O local não oferece estacionamento próprio, mas há ruas, mercados e outros estabelecimentos em volta que podem ser útil para quem vai com o próprio automóvel.

Para quem vai de metrô, as opções de estações próximas são a Luz e Tiradentes, segundo o serviço de mapas do Google. Ambas ficam cerca de 1km do Memorial, então é possível chegar ao local de a pé com uma caminhada de 10 a 20 minutos ou pedindo um carro de aplicativo.

Algumas linhas de ônibus também passam próximo ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto: 311C-10 e 119C-10, que contam com paradas perto na Rua da Graça.

Estacao da luz
Estação da luz – foto: reprodução/agência brasil/rovena rosa

O que tem no Memorial?

A Sinagoga do Bom Retiro, onde o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto está localizado, existe desde 1912. Já a exposição sobre o Holocausto, uma das mais famosas do local é mais recente e foi inaugurada em novembro de 2017. O objetivo do espaço é preservar memória da cultura judaica e não deixar cair no esquecimento o genocídio contra o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

Um acerto interativo e audiovisual está disponível no lugar, com fotos, vídeos, objetos e instalações sobre milhares de judeus que vivenciaram a perseguição na Europa durante o período. O passeio pelo local começa no primeiro andar, que conta com a recepção da sinagoga, que pode ser visitada. Quem quer conferir os materiais da exposição do Memorial deve seguir para o segundo e terceiro andar.

No segundo piso, estão presentes alguns objetos de imigrantes judeus que representam os ritos de passagem do Judaísmo, tradições, gastronomia, além de fotos e uma tela interativa em que o visitante pode tentar conseguir informações sobre seus antepassados. Já no terceiro piso, o público confere o acervo do local sobre o holocausto e o que o povo judeu enfrentou entre 1933 e 1945.

Para quem quer ainda mais detalhes, é possível visitar o subsolo, que conta com painéis tecnológicos e mapas interativos, além de uma galeria de personalidades judaicas que contribuíram no desenvolvimento do Brasil.

O que tem no memorial
Memorial da imigração judaica e do holocausto – foto: reprodução/facebook/memorial do holocausto

LEIA TAMBÉM

MASP: conheça a história por trás do maior museu de São Paulo

Museu da Língua Portuguesa SP: ingresso, horários e programação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes