Livro sobre italianidade no interior de S. Paulo

O livro “Italianidade no interior paulista”, de autoria de Oswaldo Truzzi, foi lançado em São Carlos. O livro resulta de muita pesquisa.

Ribeirão Preto e Região – O livro “Italianidade no interior paulista – Recursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880-1950)”, de autoria de Oswaldo Truzzi, docente aposentado do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, foi lançado em São Carlos. Como importante referência no campo dos estudos migratórios, o livro, do professor Oswaldo Truzzi é resultado de uma longa pesquisa e a obra apresenta uma investigação não apenas da chegada de imigrantes italianos às lavouras cafeeiras, mas também do processo de constituição do sentimento de “italianidade” que se completou em terras brasileiras.

LivroCaminhos da italianidade

O prefácio, de Angelo Trento, define que o autor “propõe um tema até agora pouco questionado no Brasil pela historiografia imigratória e se interroga sobre os caminhos pelos quais os italianos […] primeiro constroem e depois assimilam, em um período de setenta anos, uma identidade étnica própria, e sobre como isso incide sobre os descendentes e, até mesmo, sobre a sociedade que os acolheu” .

Oswaldo Truzzi, que também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dedica-se principalmente aos temas da sociologia e da história social das migrações. Pela Editora Unesp, responsável pelo seu lançamento mais recente, o professor também já publicou “Patrícios – sírios e libaneses em São Paulo”, “Atlas da imigração internacional em São Paulo (1850-1950)”, “Roteiro de Fontes sobre a imigração em SP (1850-1950)” e “Repertório da Legislação Brasileira e Paulista Referente à Imigração”, sendo estes últimos em coautoria. A obra “Italianidade” já pode ser adquirida pelo site da Editora Unesp: em www.editoraunesp.com.br.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes