Chuva forte em São Paulo colocam a cidade em estado de alerta

No feriado a capital paulista registrou tempestades em todas as regiões, além de alagamentos e transbordamento de rios.

Depois das fortes chuvas e raios que atingiram toda a cidade de São Paulo na noite de ontem (25), a CGE colocou a capital em estado de alerta.

O aniversário de São Paulo foi marcado pelas temperaturas altas, que chegavam a 31°C. O calor combinado à umidade provocou tempestades na cidade durante a noite. Os temporais causaram alagamentos e transbordamentos de rios na região.

Alagamentos

A chuva começou por volta nas 19h nas regiões centrais da cidade e se espalhou rapidamente por toda São Paulo. Entre 19h30 e 20h30, o Cemaden registrava acumulados de 15 mm a 30 mm na cidade de São Paulo.

A CGE informou que houve alagamentos intransitáveis no Anhangabaú e na rua Manuel Dutra (praça 14 Bis), na Bela Vista, no centro da cidade, nos bairros do Limão e Casa Verde, na zona norte, e na Barra Funda, zona oeste. No Anhangabaú, a enchente havia abaixado por volta de 21h40.

Segundo reportagem do UOL teriam ocorridos alagamentos em Santa Cecília, Higienópolis e na região da avenida Brigadeiro Luís Antônio, próximo ao Parque do Ibirapuera. No Largo da Santa Cecília, em frente à estação da Linha-3 Vermelha do Metrô, uma árvore caiu ao lado da paróquia local.

O maior índice de chuvas foi registrado nos bairros do Campo Limpo, M’Boi Mirrim e Parelheiros, localizados na Zona Sul.

Mais alertas

Além dos alagamentos, foi registrado um transbordamento do córrego Saracura, na Avenida 9 de Julho, das 21h12 às 21h40. Outros locais ficaram em estado de alerta.

O Corpo de Bombeiros registrou cinco chamados para resgatar pessoas ilhadas até a madrugada de hoje (26).

Durante a tempestade, um caminhão que transportava galinhas tombou na Rodovia dos Bandeirantes.

As tempestades contaram com a presença de bastante vento. O aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de 44 km/h às 20h28. No campo de Marte, a visibilidade chegou a ficar em apenas 1000 metros, por conta do temporal.

Chuvas continuam em São Paulo

Segundo o site de meteorologia Climatempo, hoje (26) o sol aparece forte por várias horas e as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite. Há também risco de chuva forte sobre a Grande São Paulo. Como janeiro é verão, essas chuvas rápidas e de forte intensidade são comuns. Mas podem causar estragos significativos, como alagamentos e quedas de arvores.

Na quarta-feira (27) o dia deve ser de calor e provavelmente vai contar com mais pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Por isso, é preciso tomar cuidado, pois novos alagamentos podem ocorrer.

Cuidados – Chuva São Paulo

Veja os cuidados que o CGE recomenda que se tenha durante uma tempestade, com riscos de alagamentos e enchentes.

  • Fique atento às orientações transmitidas pela Prefeitura nos momentos de chuva através dos meios de comunicação;
  • Evite sair quando ocorrerem chuvas fortes;
  • Se sua residência costuma inundar, prepare lugares altos ou prateleiras para guardar objetos de maior valor;
  • Evite transitar em ruas alagadas.
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Ao planejar suas viagens, há menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes