Calor de 70 graus? Temperaturas sufocantes chegam no Brasil

Porto Alegre deve ser a mais afetada pela onda de calor.

Que o verão é quente no Brasil você já sabe, mas alguém aí já enfrentou calor de 70 graus? A previsão do tempo indica que a a sensação térmica em fevereiro será sufocantes, especialmente nas regiões Sul e Sudeste – justamente em locais que o clima costumava ser mais ameno.

É verdade que a sensação térmica pode chegar a 70 graus?

De acordo com a tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste passarão uma intensa onda de calor até o dia 21 de fevereiro. Com os termômetros nas alturas, os moradores dessas áreas podem enfrentar sensações térmicas de até 70 °C.

Em São Paulo, a previsão da Climatempo indica que os termômetros devem marcar máxima entre 34 °C e 35 °C. A cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, também pode ter um calor de 35ºC.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a temperatura pode atingir 39 °C, e é a cidade que pode registrar sensação térmica de 70 °C.

A sensação térmica é frequentemente maior do que a temperatura real devido a fatores que afetam o quão quente ou frio o corpo humano sente. Os principais motivos incluem:

Umidade – quando o ar está úmido, o suor não evapora tão eficientemente, dificultando o resfriamento do corpo. Isso aumenta a temperatura percebida.

Vento – a falta de vento pode fazer com que o ar pareça estagnado e mais quente, enquanto uma brisa forte pode ajudar a resfriar o corpo aumentando a evaporação.

Radiação do Sol – a luz solar direta pode aquecer superfícies, como asfalto e edifícios, fazendo com que o ambiente ao redor pareça mais quente do que a temperatura do ar medida.

Temperatura do solo e da superfície –mmateriais como concreto e metal absorvem e liberam calor, aumentando a sensação geral de calor.

Vestuário e nível de atividade – usar roupas pesadas ou de cores escuras, ou praticar atividades físicas, pode reter calor e aumentar a percepção de temperatura do corpo.

O índice de calor (que combina temperatura e umidade) e o fator de sensação térmica (que considera a velocidade do vento) são usados ​​para medir esses efeitos, explicando por que a sensação térmica geralmente é maior ou menor que a temperatura real.

Recorde de calor no Brasil

Em 19 de novembro de 2023, o município de Araçuaí, no nordeste de Minas Gerais, registrou a temperatura mais alta da história do país: 44,8°C.

Anteriormente, em outubro de 2023, Cuiabá atingiu 44,2°C, entrando para a lista das dez maiores temperaturas já registradas no Brasil, segundo o Instituto Nacional de

Araçuaí (MG): Em 19 de novembro de 2023, a cidade registrou 44,8°C, estabelecendo o recorde nacional de temperatura.

Bom Jesus (PI): Em 21 de novembro de 2005, a temperatura atingiu 44,7°C, sendo o recorde anterior.

Cuiabá (MT): Em outubro de 2023, a capital mato-grossense alcançou 44,2°C, entrando para a lista das dez maiores temperaturas já registradas no Brasil.

Quaraí (RS): Em 4 de fevereiro de 2025, a cidade registrou 43,8°C, a maior temperatura já medida no Rio Grande do Sul desde o início das medições em 1910.

Afonso Cláudio (ES): Em 2 de março de 2012, a cidade registrou 45°C.

Hidrate-se!

>> Lugares mais frios do Brasil para conhecer

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes