Pular 7 ondas no réveillon: saiba como nasceu o ritual de ano novo
Ritual de pular as 7 ondinhas na praia. Saiba o que tem por trás da tradição!
Durante o final do ano, as pessoas ao redor do mundo todo tem costumes de realizar tradições com o objetivo de atrair boa sorte. Um desses costumes é pular as 7 ondas no réveillon na praia. Saiba o que tem por trás do ritual.
Por que pular as 7 ondinhas?
Quando chega a virada do ano, muitas pessoas, inclusive os famosos, costumam ir até a beira do mar e pular sete ondas. Para cada uma das ondas costuma-se fazer um pedido.
Mas o que vários não sabem, é que a tradição tem como origem as religiões de matriz africana no Brasil.
Sendo assim, o ato de se pular as sete ondas no réveillon é uma homenagem à orixá das águas e do mar, Iemanjá. O número 7 também tem um significado dentro da umbanda, que é uma religião afro-brasileira.
A tradição serve para atrair boa sorte e também deixar para trás o que não foi bom e desejar coisas boas para o ano que entrará.
Preces que podem ser feitas durante o ritual no mar
Ao pular as sete ondas, podem ser feitas algumas preces, uma para cada onda.
Para a 1ª onda, pode ser feito o seguinte pedido: “Pai Oxalá, eu te saúdo e agradeço pela imantação de Fé que mantém minha espiritualidade e religiosidade ativa nesta encarnação.”
Já na 2ª: “Mãe Oxum, eu te saúdo e agradeço por sentir amor em meu coração, pela família e pelos amigos.”
Na 3ª: “Pai Oxóssi, eu te saúdo e reverencio vossa luz expansora em minha consciência que não aceita limitações e me mantém ativo na caça constante do meu crescimento intelectual, racional e consciencial.”
Em sua 4ª onda: “Pai Xangô, eu te saúdo e me curvo à vossa luz de Justiça e equilíbrio em meus atos.”
5ª: “Pai Ogum, eu te saúdo e evoco a retidão que mantém minha caminhada ordenada na direção correta.”.
6ª: “Pai Obaluayê, eu te saúdo, silêncio e agradeço pela saúde do meu corpo.”.
7ª: “Mãe Yemanjá, Divina Rainha, eu te saúdo, reverencio e agradeço pela vida.”
O que levar de presente para Iemanjá?
Como forma de gratidão e uma forma de atrair coisas boas para o próximo ano, existem alguns presentes que podem ser oferecidos para orixá.
Algumas pessoas costumam levar rosas brancas e colocá-las no mar. Um champanhe também é ideal para poder oferecer a Iemanjá. Além disso, velas brancas ou azuis podem ser acesas.
Veja quais famosos pulam as 7 ondas no réveillon
Assim como os anônimos, diversos famosos gostam de realizar rituais de fim de ano. Muitos prezam por ir até a praia para pular as sete ondas no réveillon.
O casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso gosta de manter a tradição. “É de praxe estar com o pé na areia e a meia noite pular sete ondas”, disse a modelo.
Quem também molha os pés a meia noite é a cantora Ludmilla. Ela chegou a dizer que pularia as ondinhas para desejar um feat com sua ídola, Beyoncé.
A atriz Bruna Marquezine segue vários rituais, e pular as ondinhas está incluso. Inclusive, ela está em uma ilha neste Réveillon com as amigas, Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Thelma Assis.
Paolla Oliveira, Kelly Key, Angélica, Luciano Huck e Lívia Andrade também seguem o mesmo costume do Ano Novo.
Além de pular as ondinhas, existem mais tradições, como: usar roupa branca, comer lentilha, chupar sete sementes de romã e usar roupa íntima na cor do que deseja para o ano que estará.