O que é a Semana Santa e o que os cristãos devem fazer
Este ano a semana santa vai acontecer entre os dias 28 de março e 3 de abril, terminando no domingo de Páscoa.
A semana santa é um marco importante para católicos e religiosos cristãos. As celebrações duram sete dias e começam no domingo de ramos e terminam na Páscoa, marcada pela ressurreição de Jesus. Embora exista um interesse comercial nessas datas, com a venda de ovos e chocolates, para muitos há um significado espiritual e maior.
Quando será a semana santa em 2021?
A Semana Santa em 2021 começa no domingo, 28 de março e termina no sábado, 3 de abril de 2021.
Datas da Semana Santa de 2021 a 2026:
Semana Santa 2021 | Domingo, 28 de março de 2021 | Sábado, 3 de abril de 2021 |
Semana Santa 2022 | Domingo, 10 de abril de 2022 | Sábado, 16 de abril de 2022 |
Semana Santa 2023 | Domingo, 2 de abril de 2023 | Sábado, 8 de abril de 2023 |
Semana Santa 2024 | Domingo, 24 de março de 2024 | Sábado, 30 de março de 2024 |
Semana Santa 2025 | Domingo, 13 de abril de 2025 | Sábado, 19 de abril de 2025 |
Semana Santa 2026 | Domingo, 29 de março de 2026 | Sábado, 4 de abril de 2026 |
Qual o significado da semana santa?
A semana santa tem como intuito celebrar a vida, paixão, morte e ressureição de Cristo. Segundo as crenças cristãs, Jesus, filho de Deus, veio ao mundo para salvar os humanos e os livrar dos pecados. Para isso, ele foi morto na cruz.
A semana se inicia no domingo de ramos, marca a chega de Jesus em Jerusalém e termina no outro domingo, que é a pascoa, dia em que Cristo ressuscitou. Durante esse período, os fiéis fazem jejum, orações, reflexões e celebram a vida de Jesus.
Dias da semana santa
Cada dia tem um significado e simbolismo diferente para os cristãos. O domingo marca o dia que o Messias chegou à cidade de Jerusalém para comemorar a pascoa judaica e foi recebido com ramos de palmeiras e reconhecido como um rei.
A segunda-feira, segundo o evangelho, foi o dia em que Jesus foi visitar seus amigos pela última vez, também foi o dia em que Maria ungiu Cristo.
Na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada.
Quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, em muitas cidades acontecem missas convocando os fiéis a reflexão e penitencia.
Quinta-feira é o dia da última ceia de Jesus com seus apóstolos, também foi a noite em que Judas traí Jesus e este é preso.
Sexta-feira é o dia que Cristo é crucificado e morto.
Sábado é o dia de luto e tristeza pela morte de Jesus.
E por fim, domingo é celebrado o dia em que Jesus ressuscita.
O que é a sexta-feira santa?
A sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão, é conhecida como o dia em que Jesus foi crucificado e morto. Os fiéis celebram esse dia como um agradecido pelos feitos de Cristos pelos humanos na terra. É também considerado um momento de reflexão e oração. Segundo a Canção Nova, a sexta-feira santa não deve ser vivida como um momento de tristeza, mas de respeito e meditação pela morte de Jesus. Os fiéis devem se manter em jejum, oração e abstinência de carne neste dia. Segundo a Igreja, as diversões e prazeres mundanos devem ser suspensos também.
Este dia é considerado feriado por muitos países ocidentais, principalmente os de maioria cristã.
Os eventos de sexta-feira são registrados em Mateus 27: 1-62, Marcos 15: 1-47, Lucas 22: 63-23: 56 e João 18: 28-19: 37.
Sábado de aleluia
O sábado de aleluia, ou sábado santo, é dia que antecede a ressureição de Jesus, após ter sido morto na sexta-feira santa. É o momento em que os fiéis se preparam para celebrar a vida de Cristo.
O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma. No fim do Sábado de Aleluia, finalmente se diz aleluia, para anunciar o início da Páscoa. Segundo diz a Bíblia cristã, o sábado de aleluia foi um dia de muita tristeza para os seguidores de Jesus, pois este havia sido morto e sepultado. Como ninguém esperava a ressureição, todos passaram o dia em luto e silêncio. Por isso, o sábado santo é entendido como o dia da espera pela volta de Jesus.
Domingo de Páscoa
Segundo a tradição cristã, esse é o dia mais importante da semana santa. O domingo de pascoa é o dia em que é celebrada a ressurreição de Jesus. No terceiro dia, depois que foi crucificado, Cristo reviveu e apareceu para seus discípulos.
Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Neste dia, missas são celebradas e o clima é de gratidão e reflexão, além de celebração pela vida de Jesus.
O que a Bíblia diz sobre a semana santa?
A Bíblia não faz relatos específicos sobre a semana santa, no livro sagrado dos cristãos, está a história de Jesus, tal como a última ceia, sua morte e ressurreição. Contudo, os calendários vão mudando ao longo dos anos, portanto, não se sabe quando exatamente Jesus morreu. As datas comemorativas católicas foram criadas pelos humanos e pela própria Igreja.
Pode comer carne na semana santa?
Tradicionalmente, os católicos evitam comer carne vermelha durante a semana santa, principalmente na sexta-feira. Além disso, muitos fazem jejum e se abstêm de vários prazeres durante esses dias. Durante todo o período da quaresma e semana santa, os fiéis costumam pagar penitencias e abdicar de vícios ou prazeres mundanos e se dedicar a uma vida para Deus.
Durante a quaresma e principalmente, na sexta-feira santa, a tradição católica é de comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto e muitas outras carnes. No entanto, ovos, leite, peixe, grãos, frutas e vegetais são “permitidos”.