Origem do Dia dos Pais: conheça a história por trás da data

Descubra o porquê o Dia dos Pais no Brasil é comemorado em agosto – e em outras partes do mundo celebrado em outras datas.

O Dia dos Pais pode variar de mês a depender do país, mas são raríssimos os lugares do mundo que não o celebram. No Brasil, a data se tornou uma das mais importante do ano no comércio. Apesar de muito celebrado, poucos conhecem a história que deu início a esse costume de celebrar o amor paterno em uma data específica. Conheça a seguir a origem do Dia dos Pais e entenda seu significado.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto. No entanto, em outros lugares do mundo, as comemorações acontecem em meses completamente diferentes. E isso se dá devido à motivação pela qual eles foram criados – embora  a homenagem final, em todos os casos, sejam os pais.

Qual a origem do Dia dos Pais no Brasil?

Screenshot 13

O Dia dos Pais foi criado na década de 50 e, pasmem: por um publicitário. Sylvio Behring, que era diretor do jornal e da rádio Globo, queria atrair anunciantes e aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorado o dia dos pais em 16 de agosto, dia de São Joaquim – pai de Maria. A iniciativa pegou, e, nos anos seguintes, a data se estendeu por todo o Brasil.

Acontece que, alguns anos depois, o fato da comemoração ter um dia fixo acabou não sendo vantajoso nem para o comércio, nem para as famílias – que não poderiam fazer um almoço especial de comemoração em um dia útil qualquer. Então, em analogia ao Dia das Mães, optou-se por comemorar a data no segundo domingo de agosto.

Curiosidades sobre o dia dos pais

Atualmente, nem os pais brasileiros e nem o santo São Joaquim ficaram com o dia 16 de agosto: durante o papado de Paulo VI (entre 1963 e 1978), ficou instituído que 26 de julho seria o dia de São Joaquim e de Santa Ana, mãe de Maria – o que, anos depois, institui-se o Dia dos Avós.

Comemoração do Dia dos pais nos Estados Unidos

Screenshot 14 1

Se no Brasil comemora-se o Dia dos Pais a partir da segunda metade do século XX, nos Estados Unidos a celebração teve início em 1910. Seus objetivos também foram diferentes: se aqui a ideia era fomentar o comércio, nos Estados Unidos o intuito era fortalecer os laços familiares.

Existem muitas histórias que convergem no desejo de criação de uma data para homenagear os pais naquele País, mas a mais popular é a de Sonora Louise Smart Dood, filha de um fazendeiro veterano da guerra civil americana. Ele havia criado todos os seus seis filhos sozinhos e era tido como herói. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês junho. No entanto, a data só foi oficializada em território estadunidense no ano de 1966, pelo Presidente Richard Nixon.

Conheça a origem do Dia dos Pais ao redor do mundo

Fathers day

Embora a influência norte-americana seja a mais disseminada, com cerca de 70 países comemorando o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, outras datas são interessantes de serem observadas.

Países de forte influência católica, como Itália, Portugal e Espanha, celebram a data no dia 19 de março, data em que se comemora o dia de São José, marido de Maria, mãe de Cristo.

Interesses políticos também influenciaram datas em alguns lugares, como na Rússia, que reserva o dia 23 de fevereiro, ocasião em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria, num resquício dos tempos da União Soviética – foi nesse dia que, em 1918, foi fundado o Exército Vermelho. Já a Tailândia transformou em Dia dos Pais o 5 de dezembro, aniversário de nascimento do rei Bhumibol Adulyade.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes