Vendas no varejo crescem 0,6% em fevereiro, diz IBGE

Alta foi registrada na série com ajuste sazonal; sem o ajuste sazonal houve queda de 3,8% em relação a janeiro e recuo acumulado de 2,1% no ano

 

As vendas no comércio varejista cresceram 0,6% em fevereiro de 2021, na série com ajuste sazonal, em relação a janeiro, informou, nesta terça-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na série sem ajuste sazonal o varejo registrou queda de 3,8% sobre janeiro, acumulando no ano perda de 2,1%. No acumulado de 12 meses o avanço foi de 0,4%, indicando um ritmo em queda pelo quarto mês seguido. Em janeiro, o varejo encerrou com queda de 0,2% nas vendas.

Na série com ajuste sazonal, quatro das oito atividades registraram crescimento: Livros, jornais, revistas e papelaria tiveram alta de 15,4%; Móveis e eletrodomésticos subiram 9,3%; Tecidos, vestuário e calçados avançaram 7,8%; e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo 0,8%.

 

No sentido oposto, tiveram vendas menores os setores Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com recuo de 0,5%; Combustíveis e lubrificantes, com vendas 0,4% menores; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, em queda de 0,4%e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que recuou 0,2% em fevereiro.

Varejo ampliado

As vendas no comércio varejista ampliado, que inclui veículos , motos, partes e peças e o setor de material de construção, cresceram 4,1% em fevereiro, na série com ajuste sazonal, registrando a primeira variação positiva após duas quedas seguidas. O crescimento de 4,1% nas vendas foi puxado pelo setor de Veículos, motos, partes e peças, com alta de 8,8% no volume vendido e pelo setor de Material de construção, com vendas 2,0% maiores. a alta de 4,1% diante de janeiro também reduz o ritmo de queda da média móvel do trimestre, de 0,5%, comparado ao trimestre encerrado em janeiro, que registrou queda de 1,6%, segundo o IBGE.

Comparado a fevereiro de 2020, houve queda de 3,8% no volume de vendas. Das oito atividades do varejo, cinco apresentaram recuo entre os dois períodos. O maior impacto veio do setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo Comércio varejista do Brasil atinge maior patamar de vendas em 20 anos  , com participação de 2,2 pontos porcentuais no recuo ao registrar uma queda de 4,6% nas vendas.  O segundo maior impacto, com 1,8 ponto porcentual de participação na que de 3,8% do volume de vendas veio do setor de Tecidos, vestuário e calçados, após registrar vendas 18,6 % menores.

A seguir vieram o segmento de Combustíveis e lubrificantes, com queda de 10,4% nas vendas no período; o de Livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 41%;  e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com vendas 10,8% menores em fevereiro de 2021 ante igual mês de 2020.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes