Twitter lançará iniciativa para levar mais igualdade à rede
Pesquisadores querem compreender melhor decisões da inteligência artificial que impeçam postagens preconceituosas
O Twitter, rede social de postagens curtas, anunciou, na quarta-feira, 14, que deverá lançar em breve uma iniciativa de “aprendizado de máquina responsável”. A proposta é incluir análises de igualdade algorítmica e oferecer mais transparência sobre sua inteligência artificial e como lidar com efeitos prejudiciais de suas decisões.
“O uso responsável da tecnologia inclui o estudo dos efeitos que ela pode ter a longo prazo”, escreveram em um blog Jutta Williams e Rumman Chowdhury, da equipe de ética e transparência do Twitter e por trás da iniciativa. “Também estamos construindo soluções de aprendizado de máquina explicáveis, para que nossos algoritmos possam ser melhor compreendidos, o que os informa e como eles impactam o que (o usuário) vê no Twitter”.
Segundo a postagem, uma única decisão errada do algoritmo do Twitter pode afetar a vida de milhões de pessoas, com textos e imagens sobre racismo, violência, machismo e informações semelhantes. “Às vezes, um sistema [algorítmico] pode começar a se comportar de maneira diferente do esperado”, complementam os estudiosos sobre essa iniciativa.
Os pesquisadores disseram que irão compartilhar suas descobertas com pesquisadores externos para, assim, ajudar a trazer novos olhares para dentro da rede.
Ética no Twitter
Essa decisão não surge de uma hora para a outra. Desde o ano passado, usuários estão se manifestando contra decisões do algoritmo que indicam problemas enraizados na construção da inteligência artificial. Por exemplo: ao postar uma foto com uma pessoa negra e uma branca, do mesmo tamanho, o Twitter sempre opta por destacar a pessoa branca.
Além disso, o algoritmo facilita a propagação de discursos de ódio pela plataforma, já que o que importa aqui são as interações com a postagem, incluindo comentários raivosos. O Facebook, também de olho nisso, anunciou recentemente que limitará o alcance de alguns grupos que violam as diretrizes básicas da comunidade e propagam ódio pela rede.