Terremoto gera alerta de tsunami em países da América Central

Neste sábado, 8 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o meio do Mar do Caribe, e levou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) a emitir alertas de tsunami para países da América Central.

Quais países o Tsunami pode atingir?

O alerta de Tsunami são para as Ilhas Cayman, Jamaica, Cuba, México, Honduras, Bahamas, San Andrés e Providencia, Belize, Haiti, Costa Rica, Panamá, Nicarágua e Guatemala. Também foram emitidos alertas para Porto Rico e as Ilhas Virgens.

A geração de ondas de tsunami ainda não foi confirmada, e o NTWC está monitorando para avaliar a ameaça de tsunami.

Moradores de Porto Rico e das Ilhas Virgens são aconselhados a se afastarem da água, da praia e de portos, marinas, baías e enseadas, e não irem à costa para observar o tsunami.

O que é um Tsunami?

Tsunamis são ondas gigantes causadas por terremotos ou erupções vulcânicas sob o mar. Nas profundezas do oceano, as ondas de tsunami não aumentam drasticamente em altura. Mas, à medida que as ondas viajam para o interior, elas aumentam para alturas cada vez maiores à medida que a profundidade do oceano diminui.

A velocidade das ondas de tsunami depende da profundidade do oceano e não da distância da fonte da onda. As ondas de tsunami podem viajar tão rápido quanto aviões a jato sobre águas profundas, diminuindo a velocidade apenas ao atingir águas rasas. Embora os tsunamis sejam frequentemente chamados de ondas gigantes, esse nome é desencorajado pelos oceanógrafos porque as marés têm pouco a ver com essas ondas gigantes.

>> Tsunami no Brasil: qual o risco de acontecer?

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes