Supermercados projetam alta na venda de itens de Festa Junina

Graças à Festa Junina, as vendas de junho e julho tendem a representar uma parcela significativa da comercialização de alguns produtos.

São Paulo – Os supermercados do Estado de São Paulo projetam um aumento de entre 10% a 15% nas vendas de produtos relacionados a Festa Junina durante o mês de junho, na comparação com a data de 2016. O levantamento, realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), levou em conta uma lista de produtos considerados típicos da festividade. Alguns deles foram: amendoim, milho para pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão. De acordo com a entidade, para as indústrias de alimentos que estão diretamente relacionadas ao período festivo, as vendas dos meses de junho e julho tendem a representar uma parcela muito significativa da comercialização anual total desses produtos.

+ festa junina em São Paulo 2023

Festa Junina impacta no fluxo

Itens de festa juninaA entidade acredita ainda que a temporada de Festa Junina tenha um impacto grande no fluxo. “Além da elevação de vendas dos artigos típicos dessa época, o setor de supermercados é impactado positivamente pelo maior fluxo e tráfego de consumidores nas lojas, que impulsionam a comercialização de outros produtos, tais como carnes, queijos e bebidas em geral. Com o clima mais frio, por exemplo, a venda de vinhos também é afetada positivamente”, afirmou o gerente de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, por meio de nota à imprensa.

Em relação aos preços, o economista lembra que são encontradas variações de um ano para o outro – e de acordo com o item. Como base de comparação, ao longo dos últimos 12 meses, os preços de alguns produtos relacionados a Festa Junina sentiram altas consideráveis: vinho (17,56%); refrigerante (10,80%); e milho (11,37%). Já as cervejas e frutas viram recuo, de 2,39% e de 11,29%, respectivamente. Mariano ressalta ainda que as Festas Juninas devem auxiliar o setor supermercadista no crescimento de 1% nas vendas em junho e julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado seria positivo, segundo ele, principalmente levando em consideração o atual cenário do Brasil.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes