Superlua 2022: data e hora na quinta e sexta-feira
Quando a Lua Cheia ou Lua Nova ocorre perto da maior aproximação da Lua à Terra, seu perigeu, é frequentemente chamada de Superlua.
Nos dias 11 e 12 de agosto, o mundo testemunhará a quarta e última superlua 2022. Esta superlua é apelidada de ‘Lua do Esturjão’ e espera-se que seja visível em todo o mundo, dependendo das condições climáticas.
O que é uma Superlua?
Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com sua maior aproximação da Terra em sua órbita. Superlua refere-se a uma lua cheia que está perto de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra na órbita da lua.
A lua cheia de 11 a 12 de agosto é conhecida como a Lua do Esturjão. Isso ocorrerá quando a lua estiver a 90% de sua aproximação mais próxima da Terra, tornando-a uma “superlua”.
Este ano, já assistimos a três superluas, nos meses de maio, junho e julho
De acordo com o Space.com, em 2023 continuaremos a ver sequências de superluas com quatro superluas consecutivas, e será o mesmo para 2024 e até 2025 terá três superluas seguidas.
Hora e data
A super lua do esturjão será visível na noite de lua cheia de quinta-feira, 11 de agosto, e nas primeiras horas de sexta-feira, 12 de agosto.
Como assistir?
Embora a Superlua atinja o pico às 2h36 IST em 11 de agosto, será melhor visível nas primeiras horas de 12 de agosto. De acordo com os relatórios, será visível em todo o mundo. Você também pode ver a superlua ao vivo pelo Virtual Telescope Project. A transmissão ao vivo começará na sexta-feira às 00h30.
Parece maior e mais brilhante
Por estar tão perto da Terra, uma Super Lua Cheia também parece cerca de 30% mais brilhante que uma Micro Lua Cheia e cerca de 16% mais brilhante que uma Lua Cheia média.
A Superlua em 14 de novembro de 2016 foi a mais próxima desde 26 de janeiro de 1948 . A próxima vez que uma Lua Cheia se aproximar ainda mais da Terra será em 25 de novembro de 2034 (datas baseadas no horário UTC ).
+ Guia sobre as fases da lua: saiba como usar essas energias a seu favor
Comentários estão fechados.