Qual o próximo feriado nacional de 2022? Folga será em outubro

Os brasileiros ainda terão quatro feriados nacionais até o final deste ano.

Quem quer curtir uma folguinha ou fazer uma viagem estendida tem que ficar de olho nos feriados no país. Passado o 7 de setembro, o próximo feriado nacional em 2022 será dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Além desse, os brasileiros ainda terão três outros feriados nacionais, são eles: 2 de novembro (dia de finados), 15 de novembro (dia da proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Qual o próximo feriado nacional?

O próximo feriado nacional é dia 12 de outubro, data em que se celebra a padroeira brasileira Nossa Senhora Aparecida. A data vai cair em uma quarta-feira.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é feriado nacional, ou seja, a data atinge todo o Brasil, sem exceções. Portanto, o dia não é considerado útil em nenhuma cidade do país. As festividades acontecem em diversos lugares também e costumam ser promovidas pela Igreja Católica.

No Brasil, dia 12 de outubro se comemora também o dia das crianças. A data celebra os direitos da criança e do adolescente e busca conscientizar a população sobre as necessidades desse grupo.

A data foi proposta pelo deputado federal Galdino do Valle Filho e foi aprovada Decreto de número 4867, em 5 de novembro de 1924.

Vale lembrar, contudo, que esta é uma data comemorativa apenas. O feriado nacional, e as folgas, se devem à celebração da padroeira do Brasil.

Outros três feriados também ocorrem até o final de 2022 no Brasil. São eles:

  • 2 de novembro: dia de finados;
  • 15 de novembro: dia da proclamação da República;
  • 25 de dezembro: Natal.

Além disso, é possível que existam outros feriados municipais. Então, veja o calendário oficial da prefeitura de sua cidade e fique sabendo se haverão mais dias de folga.

+ Feriados 2022: anote o calendário de folgas no Brasil

Como funciona o trabalho no feriado?

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional e não ponto facultativo, ou seja, ele está previsto na lei brasileira. Com relação às leis trabalhistas, a constituição federal diz que o trabalho em dias de feriados nacionais e religiosos é vedado.

Mas existem algumas brechas que liberam o exercício do trabalho nesses dias. Alguns serviços, como hospitais, restaurantes, farmácias, postos de combustível, comércio, indústrias, serviços de coleta de lixo, podem funcionar nos feriados.

Mas em todo caso, a lei garante que o empregado que trabalhar no feriado deve receber em dobro ou tirar outro dia de folga compensando o dia trabalhado.

Confira o que dizem os artigos 8 e 9:

“Art. 8º Excetuados os casos em que a execução do serviço for imposta pelas exigências técnicas das empresas, é vedado o trabalho em dias feriados, civis e religiosos, garantida, entretanto, aos empregados a remuneração respectiva, observados os dispositivos dos artigos 6º e 7º desta lei.

Art. 9º Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.”

Feriados emendados em 2023

Quem gosta de viajar no feriado, tem que ficar de olho em quais vão ser prolongados. Ou seja, quais datas vão emendar no final de semana. Os feriados que caem na segunda ou sexta-feira podem ser emendados no sábado e domingo. Assim o trabalhador ganha mais tempo para curtir. 

Em 2023, os brasileiros terão quatro feriados nacionais prolongados são eles:

  • Sexta-feira da paixão: 07/04/23 – Sexta-feira
  • Dia de Tiradentes: 21/04/23 – Segunda-feira
  • Dia do trabalho: 01/05/23 – Segunda-feira
  • Natal: 25/12/23 – Segunda-feira 

Além deles, ainda vai ter o carnaval do dia 20 de fevereiro até às 14h do mesmo mês e o dia de Corpus Christi, na quinta-feira dia oito de julho. Contudo, essas datas são facultativas, então, a dispensa do trabalho é opção, podendo ser combinada com os empregadores. 

Existem também os feriados municipais e estaduais, que podem ajudar o trabalhador a conseguir outras folgas. Mas essas datas devem ser conferidas na prefeitura de cada cidade. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes