CPF negativado: quem tem nome sujo pode tirar passaporte?
A situação do CPF não interfere na hora de tirar o passaporte. Órgãos de Proteção ao Crédito não são consultados no processo
O nome sujo pode restringir uma pessoa de diversas maneiras. Logo, a situação pode gerar diversos prejuízos, como dificuldades em conseguir crédito, um score do Serasa baixo ou opções de crédito suspensas. Assim, muitos acabam ficando na dúvida se o nome sujo impede de tirar o passaporte.
Quais os requisitos para tirar o passaporte?
Segundo as regras brasileiras emitidas pela Polícia Federal, qualquer brasileiro natural ou naturalizado e que não tenha uma proibição da Justiça pode ter acesso ao passaporte. As únicas restrições são:
- Português que mora no Brasil e não é naturalizado, somente equiparado;
- Menores de 18 anos que não esteja autorizados ou acompanhados por pais ou responsáveis.
Entretanto, o nome sujo não impede ninguém de tirar passaporte. Além disso, trata-se de um direito adquirido pela Constituição Federal Brasileira. Em suma, uma pessoa não pode ser impedida de ir e vir pelo fato de estar com o nome sujo.
Porém, é importante ter atenção nos gastos da viagem e com o planejamento financeiro para não acabar com mais dívidas.
Para aqueles que desejam tirar o visto, assim como o passaporte para pessoas com nome sujo, não existem interferências. Além disso, os consulados de outros países não costumam consultar os Órgãos de Proteção ao Crédito, como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Como obter crédito para a viagem com o nome sujo?
Obter cartão de crédito para realizar uma viagem pode ser mais difícil com o nome sujo. Principalmente porque é feita a análise de crédito para saber se é um bom pagador ou não.
Apesar disso, existem instituições financeiras que oferecem opções para negativados. Esse é o caso da Caixa Econômica Federal, que oferece as seguintes opções:
- Crédito consignado com o saque-aniversário do FGTS;
- Penhor Caixa;
- Cartão de crédito Caixa Simples para negativados.
Por fim, é importante que se tomem providencias para regularizar a situação do seu CPF.
Leia também: