Parques de diversão querem 30% mais público nas férias
Frio e pouco dinheiro para viagens longas. Dois bons indicativos de um mês de julho aquecido para o mercado dos parques de diversão. Por conta disso, especialistas do setor estimam incremento de até 30% em público e faturamento neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Frio e pouco dinheiro para viagens longas. Dois bons indicativos de um mês de julho aquecido para o mercado dos parques de diversão. Por conta disso, especialistas do setor estimam incremento de até 30% em público e faturamento neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O período – que tradicionalmente chega a representar até 30% da receita dos parques – tem recebido maior atenção por parte dos empresários, que apostam em maiores verbas de marketing e de atrações.
Considerado o maior parque temático coberto da América Latina, O Mundo da Xuxa oferece 15 atrações importadas para a diversão da criançada. Nestas férias de julho, a criançada ganhou uma atração a mais. É a #0027Fábrica de Chocolate#0027, criada em parceria com a Nestlé , com R$ 1 milhão de investimentos. De acordo com Mario Castelar, diretor de comunicação e marketing da Nestlé, são oito carrinhos que percorrem cenários alusivos a todos os procedimentos da fabricação do chocolate. ‘A parceria com o parque é um reforço em diversas ações conjuntas que realizamos com a Xuxa’, afirmou.
Além da nova atração, o parque está também de olho em novos formatos de negócios, para incrementar a visitação em baixa temporada. ‘Estamos estudando lançar um café da manhã com personagens da televisão e as festas fechadas de aniversário. Tudo para manter o parque aquecido’, comenta Maria Eugênia Srur, diretora de marketing.
Para este mês, segundo Maria Eugênia, são esperadas 80 mil pessoas – no mínimo 20% a mais do que nas férias de inverno do ano passado.
Também otimista, o Parque da Mônica prevê para julho um movimento 20% maior do que o do ano passado. O período, que representa 30% do faturamento, não revelado, deve atrair 70 mil pessoas ao local – 25% a mais do que em 2003. ‘Muitas famílias estão optando por passeios na cidade, por serem mais em conta, diferentes das viagens longas, e os passeios em parques de diversão são uma alternativa’, afirma Raquel Felício, gerente de marketing do Parque.
Foram gastos R$ 500 mil nestas férias, em ações de mídia e atrações como o #0027Mundo das Histórias em Quadrinhos#0027 – em que as crianças entram em gibis gigantes. O parque também fechou parceria com o canal infantil da tevê paga Cartoon Network , outra forma de chamar público. ‘Temos ainda uma parede de escalada gigante, em parceria com a Perdigão , ideal para crianças de 3 a 10 anos. São itens que fazem a diferença’.
Com 31 anos de existência, o tradicional Playcenter também garante ter percebido um público maior este mês e espera recuperar as perdas de anos anteriores nesta mesma época. ‘Os empresários do setor são realmente empreendedores. O mercado de parques de diversão sofre com alterações econômicas, questões climáticas, alta do preço das atrações (geralmente cobradas em dólar ou euro), mas mantém sempre a boa expectativa, como nós’, declara Laura Rocha, a gerente de marketing do Playcenter. Segundo ela, os investimentos destas férias de julho foram 50% maiores, bem como as promoções para fidelizar os consumidores. ‘Dirigimos R$ 450 mil em mídias diversas e promoções. Para se ter uma idéia, o preço do passaporte é de R$ 25, mas abaixamos o valor para R$ 18’.
Inaugurado em julho de 1973, o Playcenter foi o pioneiro na área de parques de diversões no Brasil. Hoje são 35 as atrações, entre opções como o Skycoaster que pode ser visto da Marginal do Tietê e é uma espécie de bungee jumping de quase 60 metros de altura, e a #0027Montanha Encantada#0027.
Localizado no Sul do País, o Parque Beto Carrero World , criado em 1992, já recebeu até hoje mais de R$ 90 milhões de investimentos. Em julho, o local recebe em torno de 100 mil pessoas em busca de desfiles temáticos, animais exóticos, acrobacias radicais e diversos shows.