Onda de calor prossegue e há alerta para risco de morte pelo Brasil
Alerta emitido pelo órgão federal vale para diversos estados do Centro-Oeste e Sudeste do País. Conheça os riscos da onda de calor para o corpo humano
Várias cidades brasileiras receberam o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre o “grande perigo” que traz a forte onda de calor. O foco da situação está na maior parte do Centro-Oeste, Tocantins e trechos do Sudeste do Brasil.
O que isso significa?
Segundo o órgão, nos próximos dias – sobretudo até sexta-feira, dia 9 – essas localidades registrarão temperaturas em média 5ºC maiores que o habitual para a estação.
O mais preocupante, de acordo com o Inmet, é que a onda de calor traz risco de morte por hipertermia, isto é, um colapso do corpo pela alta temperatura.
Em caso de emergência, o Instituto reforça e recomenda que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. O órgão deve ser acionado, principalmente, em caso de registros de incêndios e outras catástrofes.
Segundo o Inmet, as regiões que registrarão onda de calor de 5ºC acima da média, por mais de cinco dias consecutivos, são:
Distrito Federal
Goiás
- Centro Goiano
- Leste Goiano
- Sul Goiano
- Norte Goiano
- Noroeste Goiano
Mato Grosso
- Centrossul Mato-Grossense
- Nordeste Mato-Grossense
- Norte Mato-Grossense
- Sudeste Mato-Grossense
- Sudoeste Mato-Grossense
Mato Grosso do Sul
- Sul e Sudoeste Sul-Mato-Grossense
- Pantanal Sul-Mato-Grossense
- Centro Norte Sul-Mato-Grossense
- Leste Sul-Mato-Grossense
Minas Gerais
- Triangulo Mineiro
- Alto Paranaiba
São Paulo
- Campinas Bauru/Araraquara/Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Araçatuba/São José Do Rio Preto
- Presidente Prudente/Marília/Assis
Tocantins
- Sudeste Tocantinense
- Sul Tocantinense
- Oeste Tocantinense
Como se proteger?
A saúde deve ser levada a sério também durante a onda de calor. Com as altas temperaturas, a desidratação pode acontecer de maneira mais rápida.
Vale lembrar que muita sede, olhar de fadiga, dor de cabeça, diarreia e vômitos são alguns dos sintomas que indicam a desidratação.
Antes de procurar socorro médico, não se esqueça da receita do soro caseiro: ferva um pouco de água ou utilize água filtrada, acrescente uma dose rasa de colher de chá de sal e uma dose rasa de colher de sopa de açúcar.
Apesar do alerta para risco de morte por hipertermia, o Inmet acrescenta que, no Brasil, não é comum registro desses casos associados a onda de calor.
Dicas importantes
- aumente a ingestão de líquidos (o recomendável é cerca de dois litros ao dia);
- prefira alimentos leves (aqueles com mais concentração de água também ajudam, como o pepino e o tomate, além de frutas como a melancia, melão, laranja, abacaxi, maçã e banana);
- evite a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h;
- não esqueça do protetor solar;
- use óculos de sol com proteção adequada;
- prefira roupas leves.