Valor da fortuna de Elon Musk, o homem mais rico do mundo

Eleito o homem mais rico do mundo em 2022 pelo ranking da Forbes, os ganhos de Elon Musk não param de crescer. Além de possuir a montadora de carros elétricos Tesla e a empresa espacial SpaceX, o empresário agora também soma a plataforma do Twitter em suas aquisições. Saiba qual o valor da fortuna de Elon Musk.

Valor da fortuna de Elon Musk

De acordo com a atualização do patrimônio líquido em tempo real feita pela Forbes, o valor da fortuna de Elon Musk é de cerca de US$246,7 bilhões, referente ao dia 26 de abril de 2022. Esse acúmulo o mantém como a pessoa mais rica do mundo atualmente, superando até mesmo o fundador da Amazon, Jeff Bezos, que ocupava o posto anteriormente.

A título de comparação, se a fortuna de Musk fosse convertida para Produto Interno Bruto (PIB), ela superaria países como o Peru e a Grécia. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2021, o PIB do Peru foi de US$224 bilhões, e o da Grécia de US$216 bilhões. Aos 50 anos de idade, o empresário é responsável por investimentos como a empresa de exploração espacial SpaceX e a fabricante de carros elétricos Tesla.

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Por que Elon Musk é rico?

Nascido em 1971, Elon Musk é um empresário sul-africano, da cidade de Pretória. Atualmente, é conhecido por ser o CEO da Tesla e da SpaceX, empresas que são referência no meio automotivo e aeroespacial, respectivamente. Ele é de uma família de classe rica, filho do engenheiro e empresário Errol Musk e da ex-modelo canadense Maye Musk.

Elon Musk aprendeu programação sozinho quando era criança, na África do Sul. E, aos 12 anos, escreveu o código de um videogame e vendeu por US$500. Com 17 anos, ele se mudou para o Canadá, onde estudou na Queen’s University, em Ontario. Mas, no meio da graduação, ele conseguiu transferência para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Assim, se formou em Física, e também fez Economia na Wharton School of Business.

Mas a fortuna de Elon Musk começou a ser constituída, de fato, em 1995. Ao lado do seu irmão Kimbal, e com um capital inicial fornecido pelo seu pai, ele fundou o Zip2, um software de guia da cidade para jornais. Em 1999, ele foi vendido por US$307 milhões, em que Musk ficou com US$22 milhões.

Mais da metade dos seus ganhos serviram como investimento do X.com, serviço de pagamentos online. Pouco depois, a empresa se fundiu com sua principal rival e originou o PayPal, em que o bilionário tornou-se acionista majoritário. Em 2002, ela foi comprada pelo eBay, gerando US$180 milhões a ele. Após deixar o PayPal, Elon Musk passou a investir na SpaceX, sua empresa de exploração espacial. E, alguns anos depois, se tornou cofundador da Tesla, fabricante de carros elétricos, em que possui 21% da empresa. Também cofundou a SolarCity, fornecedora de sistemas de energia solar, e a Boring Company, que se dedica a explorar o subsolo.

Em 2010, a Tesla estreou na bolsa de valores, tornando-se a primeira montadora americana a ter suas ações negociadas desde a Ford, o que fez sua fortuna disparar. E, dois anos mais tarde, Elon Musk já integrava a lista dos mais ricos da Forbes pela primeira vez, com um patrimônio líquido de US$2 bilhões. Passada uma década, o valor da fortuna de Elon Musk em 2022 é de US$ 246,7 bilhões, o que o lançou para o topo do ranking da revista, se tornando o homem mais rico do mundo.

Elon Musk compra Twitter

Em 25 de abril de 2022, o conselho do Twitter concordou em vender a empresa para Musk por US$44 bilhões, que equivale a cerca de R$214 bilhões Essa foi a sua tentativa final de compra para assumir o controle da rede social, em que prometeu pagar US$54,20 por ação. Com isso, a companhia vai deixar de ter ações negociadas na bolsa, e se tornará de capital fechado.

Usuário ativo da rede social, o empresário tem questionado como ela lida com a liberdade de expressão, ao indicar comentários como questionáveis e bloquear usuários. O próprio já chegou a ter problemas com suas postagens no Twitter, em que foi até mesmo proibido de fazer declarações que afetassem o valor das ações da Tesla, sem que elas fossem avaliadas previamente pelo conselho da montadora.

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