UE começará a vacinação contra covid-19 na próxima semana
Provavelmente, a UE começará a vacinação contra covid-19 na próxima semana, disse a Presidente da Comissão europeia, Ursula von der Leyen.
Provavelmente, a UE começará a vacinação contra covid-19 na próxima semana
Assim, em apenas 10 dias, as primeiras pessoas na União Europeia poderão receber a vacina contra a covid-19. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, divulgou a informação na quinta-feira (17).
“É o momento da Europa. Em 27, 28 e 29 de dezembro a vacinação começará em toda a UE”, tuitou von der Leyen.
Contudo, a implantação da vacina está condicionada à aprovação da vacina BioNTech-Pfizer pela Agência Europeia de Medicina (EMA).
A agência reguladora se reunirá para tomar uma decisão sobre a vacina no dia 21 de dezembro e deve aprová-la.
Afinal, a pressão tem aumentado sobre a EMA para acelerar sua revisão da vacina. Assim, isso levou a agência a antecipar sua audiência sobre a vacina de 29 para 21 de dezembro.
UE começará a vacinação contra covid-19
Em um esforço para garantir um acesso justo em todo o bloco, a UE está realizando um programa de vacinação coordenado.
A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, já assinou contratos com vários outros fornecedores de vacinas potenciais contra o coronavírus em um esforço para garantir doses suficientes para todos os cidadãos adultos da UE.
A Itália disse que começaria a vacinar os profissionais de saúde da linha de frente em 27 de dezembro. Enquanto, o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, também disse que as vacinas começarão nesta data.
Contudo, as autoridades de saúde holandesas disseram que podem não estar entre os primeiros países da UE a começar a administrar a vacina, informou a agência de notícias Reuters.
As vacinações já estão em andamento no Reino Unido e nos EUA depois que os reguladores aprovaram o uso emergencial.
Desafios
A vacina BioNTech-Pfizer apresenta um desafio logístico único, pois deve ter um armazemento de -70 graus Celsius para manter as doses viáveis.
Contudo, em curtas distâncias, a vacina pode ser transportada por curtos períodos de 2 a 8 graus Celsius.