Twitter lucra abaixo do esperado no primeiro trimestre
Rede social de blogs pessoais registrou lucro líquido de US$ 68 milhões, ou US$ 0,08 por ação no período
Ao contrário de outras gigantes da tecnologia, como Facebook e Google, o Twitter reportou lucro abaixo das expectativas de mercado. De acordo com balanço divulgado na noite de quinta-feira, 29, a rede social de blogs pessoais registrou lucro líquido de US$ 68 milhões no primeiro trimestre de 2021, ou US$ 0,08 por ação diluída.
A expectativa do mercado, de acordo com projeção feita pela FactSet, era de lucro de US$ 0,14 por ação. No entanto, ainda assim, a empresa tem motivos para comemorar. No mesmo período do ano passado, a rede social teve um prejuízo de US$ 8 milhões, ou US$ 0,01 por ação, ainda em um momento pré-pandemia
As receitas do Twitter saltaram 28% entre janeiro e março deste ano, em relação ao primeiro trimestre de 2020, para US$ 1,04 bilhão. Assim, ficou apenas pouco acima do esperado no mercado, de US$ 1,03 bilhão.
Detalhes do Twitter
Grande parte desses ganhos, segundo o balanço da empresa, foi por conta de melhorias de novos produtos e à receita de publicidade. Esta última, no primeiro trimestre, chegou na casa dos US$ 899 milhões, alta de 32% ante mesmo período do ano passado. Analistas esperavam, em média, faturamento de 890 milhões, segundo Refinitiv.
A empresa informou que vai elevar os gastos com pessoal no ano, aumentando despesas em 25% em relação a 2020. “Estamos mais do que nunca atraindo excelentes pessoas para o Twitter e investindo em nossas maiores prioridades para cumprir metas de longo prazo em produtos de consumo, produtos de receita e plataforma”, diz.
O Twitter diz que chegou aos 199 milhões de usuários diários ativos no primeiro trimestre, 20% mais que um ano antes, embora ligeiramente abaixo da expectativa de analistas, de 200 milhões, segundo a FactSet. Para os próximos períodos, o Twitter disse que a base de usuários diários com acesso aos anúncios pode ser de “dois dígitos baixos” nos próximos trimestre, com o segundo trimestre sendo o ponto mais baixo no número de usuários no ano.