Twitter hackeado: adolescente na Flórida é preso
Adolescente de 17 anos foi preso por hackear a conta de famosos no Twitter no mês de julho
No dia 15 de julho, diversas personalidades famosas americanas tiveram o twitter hackeado. O ataque sequestrou contas importantes como de Elon Musk, Bill Gates, Jeff Bezos, Barack Obama e Kim Kardashian West.
Porém, na última sexta-feira (31) o procurador do estado de Hillsborough, Andrew Warren, apresentou 30 acusações criminais contra o adolescente, que não teve sua identidade revelada, por “enganar pessoas em toda a América”.
O adolescente mora em Tampa, na Flórida, e responderá por acusações que incluem crime organizado e uso fraudulento de informações pessoais.
De acordo com Warren, a investigação para “descobrir o criminoso” foi uma colaboração entre o Departamento de Polícia da Flórida, a Procuradoria dos EUA no Distrito Norte da Califórnia, o FBI e o Serviço Secreto.
Segundo a BBC, os perfis do twitter foram sequestradas em um aparente golpe de Bitcoin. “Como uma criptomoeda, o Bitcoin é difícil de rastrear e recuperar se for roubado em uma farsa”, disse Warren em um comunicado à imprensa.
Twitter hackeado após ataques a funcionários
Posteriormente ao hack, o Twitter afirmou que os hackers atacaram seus funcionários “com acesso a sistemas e ferramentas internas”.
Para o repórter de segurança cibernética da BBC, Joe Tidy, o consenso na comunidade de segurança da informação é que os funcionários do Twitter provavelmente foram enganados por um ataque de “spear phishing” por telefone.
O spear phishing é um golpe que tem por objetivo coletar informações confidenciais de pessoas ou organizações. Através de uma boa persuasão e conversa amigável, os criminosos coletam informações das vítimas e, dessa forma, invadem os sistemas de uma empresa.
Por fim, após a prisão do adolescente, o Twitter afirmou em um comunicado: “Agradecemos as ações rápidas da polícia nesta investigação e continuaremos cooperando. De nossa parte, estamos focados em ser transparentes e fornecer atualizações regularmente”.