Turquia descobre grande reserva de gás natural no Mar Negro
Um navio de perfuração turco descobriu uma grande reserva de gás natural no Mar Negro. Essa descoberta pode aliviar a dependência da Turquia das importações de energia.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a descoberta de uma grande reserva de gás natural no Mar Negro, nesta última sexta-feira (21).
De acordo com Erdogan, o navio de perfuração turco Fatih, que opera na área desde julho, encontrou 320 bilhões de metros cúbicos de gás.
O Fatih fez prospecções no oeste do Mar Negro no mês passado, perto de onde a Romênia também encontrou reservas de gás.
Reserva de gás natural no mar negro
Erdogan disse que essa foi a maior descoberta de reserva de gás natural da Turquia até o momento. A princípio, se confirmadas como recursos recuperáveis, as reservas poderiam aliviar a dependência da Turquia das importações de energia.
Em outras palavras, essa será uma “nova era” para o país, de acordo com o presidente. Atualmente, a Turquia depende muito da Rússia para sua energia e está ansiosa para diversificar seus suprimentos.
No ano passado, as importações de energia custaram ao país 41 bilhões de dólares. De acordo com Erdogan, todos os testes e trabalhos de engenharia foram concluídos. Ele acrescentou: “Essa reserva é na verdade parte de uma fonte muito maior. Se Deus quiser, muito mais virá. Não haverá parada até que nos tornemos um exportador líquido de energia“.
Seja como for, o presidente disse que espera começar a extração na reserva de gás natural em 2023.
Produção poderá levar anos
Contudo, os especialistas em energia dizem que pode levar até uma década e bilhões de dólares de investimento para colocar o gás em uso comercial.
Ulrich Leuchtmann, chefe de pesquisa cambial do Commerzbank, disse que a descoberta é uma notícia positiva, “mas não é a mudança de jogo que alguns esperavam”, depois que relatórios anteriores sugeriram que a descoberta atenderia às necessidades de energia da Turquia nas próximas duas décadas.
A descoberta da reserva de gás natural é menor do que outras descobertas próximas, incluindo o campo Zohr do Egito, um dos maiores do Mediterrâneo, que deve conter 850 bilhões de metros cúbicos da substância.
A nova descoberta da Turquia no Mar Negro ocorre em meio à tensões crescentes entre Ancara e Atenas sobre a exploração de petróleo e gás no Mediterrâneo oriental.
Navios de guerra de ambos os membros da OTAN estão se escondendo depois que a Turquia enviou um navio de pesquisa para procurar potenciais depósitos submarinos de combustíveis naturais em águas disputadas.