Nasa registra passagem da lua na frente do sol
Uma nova imagem divulgada pela Nasa mostra a passagem da Lua na frente do sol. O evento foi captado pelo satélite e pela nave espacial da Nasa em 16 de outubro.
Uma imagem da passagem da lua na frente do sol foi capturada pela Nasa.
O evento foi visto em 16 de outubro enquanto o Solar Dynamics Observatory (SDO) da Nasa observava o sol.
Essa travessia no espaço, que a Nasa chamou de trânsito lunar, durou cerca de 50 minutos. “No pico, a Lua cobria cerca de 44% do Sol”, afirmou a agência espacial.
A Nasa também disse que a Lua cobriu “dois dos sensores de orientação fina da espaçonave – fazendo com que sua visão do Sol tremesse levemente”. O SDO “recuperou sua visão estável logo após o término do trânsito”.
A espaçonave SDO “capturou essas imagens em um comprimento de onda de luz ultravioleta extrema. Este tipo de luz é invisível aos olhos humanos”, acrescentou a Nasa.
On Oct. 16, our Solar Dynamics Observatory saw a lunar transit in space when the Moon passed through the satellite's view of the Sun. 🛰🌓☀️ The transit lasted about 50 minutes, with the Moon covering about 44% of the Sun at peak. https://t.co/kslpEoBjrw pic.twitter.com/UCGFrS1jXj
— NASA Sun & Space (@NASASun) October 19, 2020
Registro da passagem da lua na frente do sol pela SDO
O Solar Dynamics Observatory (SDO) é o primeiro satélite do programa Living with a Star (LWS) da Nasa.
A espaçonave está sendo projetada para voar por cinco anos e ajudar os cientistas a entender a influência do Sol na Terra e no espaço. Dessa forma, “estudando a atmosfera solar em pequenas escalas de espaço e tempo e em muitos comprimentos de onda simultaneamente”.
Lançado em 2010, o SDO foi implantado para olhar mais de perto o Sol, que dizem ser a fonte de todo o Clima Espacial que afeta não apenas as vidas na Terra, mas a própria Terra e tudo fora de sua atmosfera, de acordo com a Nasa.
O SDO também ajuda astrônomos e cientistas a entender “de onde vem a energia do Sol, como funciona seu interior e como ocorre o amarzenamento e liberação dessa energia na atmosfera”.
Trânsito lunar
Um trânsito lunar ocorre quando a Lua passa entre o SDO e o Sol (ou qualquer outro objeto celestial) – bloqueando a visão do satélite. Durante um trânsito, a lua parece muito menor.
O SDO testemunha vários trânsitos lunares todos os anos.
Além disso, existem três tipos de trânsitos lunares – o primeiro ocorre quando a Lua passa pelo meridiano principal local; segundo, quando passa na frente do sol; terceiro, quando passa por outros planetas e corpos celestes .