Nasa divulga fotos do pôr do sol em Marte e compara com o da Terra
As imagens colocadas lado a lado mostram o pôr do sol em Marte e na Terra pelo mesmo ângulo. Tamanho do sol e tonalidades chamam a atenção.
Já imaginou como seria assistir o pôr do sol em Marte? Como infelizmente ainda não podemos ir até o planeta, a Nasa sanou a nossa curiosidade neste domingo (2).
Em seu site, a Nasa postou a imagem do pôr do sol em Marte ao lado do pôr do sol da Terra e questionou qual seria a diferença entre eles. As duas fotos foram dimensionadas para ter a mesma largura angular.
A imagem do pôr do sol terrestre foi registrada em março de 2012 em Marselha, França. Já a do pôr do sol marciano foi capturada em 2015 pelo robô Curiosity da NASA da cratera Gale em Marte.
Certamente, é possível notar que o sol parece um pouco menor em Marte do que na Terra. Porém, como os tamanhos são diferentes se as fotos apresentam o mesmo ângulo? Felizmente, a Nasa revelou como isso é possível.
Os segredos do pôr do sol em Marte
Segundo a Nasa, essa diferença de tamanho faz sentido, já que Marte está 50% mais distante do sol do que a Terra.
Por exemplo, a Terra, terceiro planeta do sistema solar, fica a 147 milhões de quilômetros quando está mais perto do sol. Já Marte, (quarto planeta mais distante), fica a 205 milhões de quilômetros de distância.
Além disso, outra característica que chama a atenção em Marte é que o pôr do sol marciano é visivelmente mais azul do que as cores tipicamente alaranjadas do pôr do sol terrestre.
De acordo com a Nasa, ainda não há respostas concretas sobre a razão para os tons azuis de Marte. Porém, acredita-se estar relacionada às propriedades de dispersão direta da poeira marciana.
Na semana passada, um novo veículo espacial e um helicóptero – a bordo do Mars 2020 – foram lançados para Marte.