Lucro da Amazon no 1TRI é o melhor dos últimos três anos
Lucro foi de US$ 8,11 bilhões e receita líquida de US$ 108 bilhões, alta de 44% sobre igual período de 2020
Puxada pela pandemia e o consequente isolamento social, a Amazon registrou um lucro líquido de US$ 8,11 bilhões no primeiro trimestre de 2021. Assim, nos 12 meses encerrados em março, teve um lucro líquido de US$ 26,9 bilhões. Com isso, a varejista digital chega ao seu melhor resultado de lucro líquido dos últimos três anos cheios. A Amazon, assim, acompanha o movimento de crescimento acima da média das gigantes da tecnologia no período, como Apple, Facebook, Microsoft e Google.
No balanço divulgado para acionistas na noite de quinta-feira, 29, a Amazon reportou uma receita de US$ 108 bilhões no primeiro trimestre. É aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, época em que o coronavírus ainda não tinha se espalhado pelo mundo e não existiam restrições de circulação. Enquanto isso, especialistas de mercado, segundo a Refinitiv, esperavam uma receita total de US$ 104 bilhões no período.
No próximo trimestre, a Amazon projeta receita entre US$ 110 bilhões e US$ 116 bilhões, enquanto analistas falam em US$ 108 bilhões. As vendas no mundo cresceram 60%, enquanto na América do Norte a epansão foi de 40%.
Detalhes da Amazon
Como o esperado, o principal negócio da empresa foi o e-commerce, justamente por conta da pandemia do novo coronavírus. No primeiro trimestre do do ano, a Amazon teve um aumento de 44% nas vendas. A divisão de serviços em nuvem cresceu 32%, chegando a US$ 13,5 bilhões de faturamento. A categoria “outras”, com serviços de anúncios comerciais, avançou 77% na receita e chegou a US$ 6,09 bilhões.
O serviço de streaming Amazon Prime Video registrou 175 milhões de espectadores no período e aumento de 70% no consumo de conteúdo, lembrando que a gigante do streaming investiu mais em produções originais, inclusive com títulos brasileiros no catálogo. Já o Amazon Prime, que é o pacote que engloba uma série de benefícios e serviços da gigante da tecnologia, chegou à marca de 200 milhões de clientes em todo o mundo.
Com o resultado do primeiro trimestre a Amazon passa a ter valor de mercado de US$ 1,8 trilhão, se aproximando dos US$ 2 trilhões de valor da Apple.